12 e 13.10.19 | Curso de Formação Política para Mulheres | Brasília

DESCRIÇÃO DO EVENTO

Você sabia que no Brasil, apesar de as mulheres serem 50% da população e 30% entre os candidatos, elas representam apenas 15% no Legislativo? Ao menos um quarto dos municípios do País não contam SEQUER com uma vereadora mulher. Nós estamos a cerca de 400 dias das próximas eleições e é preciso se preparar AGORA!

Fruto de uma parceria de sucesso entre o Me Farei Ouvir, a ABRADEP, o Elas no Poder e o Elas Pedem Vista, realizaremos nos dias 12 e 13 de outubro uma edição especial do Curso de Formação Política para Mulheres. Essa edição é especial porque também contará com um módulo apresentado pelo coletivo Elas Pedem Vista, em parceria com a ABRADEP.

Essa é uma iniciativa que contribui com a formação política de mulheres que querem ser candidatas e atua no desenvolvimento das estratégias e planejamento de campanha. Com candidatas e equipes mais bem preparadas, essas mulheres tornam suas campanhas mais competitivas, ampliando as chances de vitória.

O Curso de Formação Política para Mulheres pode ser comprado para seu próprio uso ou para presentear uma mulher que pretende participar da política mais ativamente, seja ela uma futura candidata ou uma super engajada em questões de gênero.

——————————————————————————

PLANO DO CURSO

Características gerais do curso: 

  • Todos os módulos do curso terão exemplos práticos, sugestões de conteúdos audiovisuais, artigos e exercícios baseados em simulações da realidade.
  • Todas as participantes do curso receberão certificado e apostila em PDF com conteúdo para consulta posterior.
  • Exclusivamente para essa parceria, haverá a inclusão de um módulo sobre os aspectos jurídicos de uma candidatura.
  • O curso inclui Coffee Break nos dois dias.

PARTE I – GÊNERO, POLÍTICA E MÍDIA 

Gênero e Política 

Objetivo geral: conhecer as diferentes perspectivas teóricas sobre a construção social do gênero, compreendendo como se construiu o dualismo homem x mulher e como ele afeta as relações entre os sujeitos, a cultura, as identidades, o poder nas relações e na política.

Além disso, apresentar um resumo histórico da entrada das mulheres no campo político, observando os avanços conquistados através de organizações e grupos feministas, como também, identificando caminhos possíveis para a conquista de maiores avanços.

  1. O que é gênero?
  2. A construção social do gênero
  3. Uma breve história das mulheres na política

Participação feminina na política 

Objetivo geral: compreender as barreiras que mulheres enfrentam ao tentar obter cargos de poder a partir de estudos comparados entre diferentes países e regiões, identificando as diferenças contextuais que dificultam ou facilitam o acesso das mulheres a esses cargos. Também, apresentar de que maneira a atuação das mulheres na política contribui para o fortalecimento da democracia e do bem estar social.

  1. Mulheres se interessam menos por política: mito ou verdade?
  2. As ambições políticas de homens e mulheres
  3. Por que ter mulheres no poder importa?
  4. Representatividade importa para futuras gerações
  5. A qualidade das políticas públicas produzidas pelas mulheres
  6. Os impactos no desenvolvimento da democracia
  7. A atuação feminina nos parlamentos
  8. Função e relação (real) entre os três poderes
  9. Papéis desempenhados pelos diversos cargos eletivos do país
  10. Mulheres e corrupção

Representações de gênero na mídia

Objetivo geral: observar de que maneira o gênero influencia na construção de textos e peças midiáticas, como também, discutir a influência da mídia na estruturação e compreensão dos papéis sociais de gênero e nas discussões políticas e eleitorais.

  1. Como a mídia fala sobre homens e mulheres?
  2. Qual a real influência da mídia em nossas vidas?
  3. Qual o papel da mídia nas eleições?
  4. Candidatos e candidatas na mídia.

PARTE II – VIRANDO O JOGO 

Campanha de Mulher

Objetivo geral: curso introdutório de apresentação dos primeiros passos para planejar uma campanha eleitoral mais competitiva e organizada.

  1. As cotas de gênero na política e seus impactos
  1. Como funcionam os partidos políticos
  1. Como começar sua carreira política?
  1. Como planejar uma campanha eleitoral vencedora
  1. Pesquisas
  1. Equipe
  1. Planejamento Estratégico
  1. Financiamento
  1. Narrativa
  1. Mobilização

PARTE III – MÓDULO EXTRA

Direito Eleitoral

Objetivo geral: curso introdutório de apresentação das noções básicas necessárias a uma candidata para se preparar para Campanhas Eleitorais

  1. O que devo saber quanto ao registro de candidatura?
  2. O que pode ser feito durante a pré-campanha? Quais são as regras da propaganda eleitoral?
  3. Passo a passo para a arrecadação, gastos, e prestação de contas nas eleições.
  4. Aspectos polêmicos e atuais que envolvem a temática de igualdade de gênero no Direito Eleitoral.

——————————————————————————

PALESTRANTES

Cristina Neves da Silva

Possui graduação em Direito (UniCEUB), pós-graduação em Direito Constitucional (IDP), LL.M em Direito pela Universidade de Berkeley na Califórnia. Vice-Presidente e membro fundadora da Associação Elas Pedem Vista. Secretária Geral-Adjunta da Comissão de Assuntos Constitucionais da OAB/DF. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral. Integra os grupos de pesquisa “Jurisdição Constitucional e Direito Fundamentais” e “Liderança Feminina na Política”, ambos do IDP.

Deborah Carvalhido


Possui graduação em Relações Internacionais e em Direito (UniCEUB) e pós-graduação em Direito Eleitoral (IDP). Membro-Fundadora e Diretora de Relações Institucionais da Associação Elas Pedem Vista; integra a Comissão de Direito Eleitoral da OAB/DF e o Observatório Eleitoral de Pesquisa de Liderança Feminina na Política do IDP. Advogada responsável pelo conteúdo da Cartilha “Eleições 2018” publicada pela Liderança do Partido Social Democrático (PSD) da Câmara dos Deputados.

Edilene Lôbo

Doutora em Direito Processual (PUCMinas), mestre em Direito Administrativo (UFMG) e especialista em Processo Penal (UCLM/ES). Professora da Graduação e do PPG Mestrado e Doutorado em Proteção de Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna (UIT). Professora da Especialização em Direito Processual, na disciplina Processo Eleitoral, da PUCMINAS. Professora da Especialização em Direito Eleitoral, na disciplina Teoria Geral dos Partidos Políticos, CEDIN. Pós-doutoranda da Faculdade de Direito de Vitória – FDV.

Gabriela Rollemberg

Advogada graduada em Direito (UniCEUB) e em Ciência Política (UnB). Pós-graduada em Direito Eleitoral pelo Instituto Luiz Flávio Gomes. Membro fundadora e Secretária-Geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Membro fundadora e do Conselho Fiscal da Associação “Elas Pedem Vista”. Organizadora e coautora do livro “Aspectos Polêmicos e Atuais no Direito Eleitoral”. Autora do “Manual do Candidato”. Organizadora e coautora do livro “Tópicos Avançados de Direito Processual Eleitoral”.

Karin Vervuurt

Socióloga (UFRJ) e mestre em Ciência Política (UnB). Se especializou nas áreas de comportamento eleitoral e psicologia política. É pesquisadora e consultora em campanhas eleitorais, tendo participado de diversas campanhas eleitorais em estados brasileiros, inclusive da campanha presidencial de Marina Silva (REDE-AC). Co-fundadora do projeto #ElasNoPoder.

Letícia Medeiros


Cientista Política e pesquisadora (UnB). Atua desde 2010 na realização de pesquisas eleitorais, pesquisas parlamentares, pesquisas de mercado e pesquisas de imagem e reputação. Também é consultora em campanhas eleitorais, tendo participado de diversas campanhas eleitorais em estados brasileiros, inclusive da campanha presidencial de Marina Silva (REDE-AC). Co-fundadora do projeto #ElasNoPoder.

——————————————————————————

O PROJETO

Me Farei Ouvir é um documentário independente, 100% realizado por mulheres e que será filmado neste segundo semestre de 2019. Um grito de resistência e esperança em defesa da paridade de gênero e da promoção de mais mulheres na política. Para financiá-lo, realizamos uma campanha via Catarse que teve duração de 45 dias e foi um enorme sucesso.

Porém, além do filme, também vamos produzir, em parceria com o Elas no Poder e o Elas Pedem Vista, o Manual da Mulher Candidata, uma cartilha que ensinará o passo a passo para que mais mulheres possam se candidatar. Não tivemos tempo hábil para estender a meta do financiamento coletivo e captar o suficiente para a produção do Manual. Os valores dos cursos vendidos serão revertidos parcialmente para a produção do Manual da Mulher Candidata.

Afinal, em 2018, cerca de 40% das candidaturas consideradas inaptas pela Justiça Eleitoral foi de mulheres e o principal motivo é o indeferimento por falta de documentação. Queremos mudar isso e dar autonomia para mulheres candidatas. Nossa cartilha será distribuída gratuitamente para associações e sociedade civil, além de ficar disponível para download na internet.

Apoie participando do curso!

——————————————————————————

CONTATOS

ME FAREI OUVIR

E-mail: contato@mefareiouvir.com.br

Instagram: @mefareiouvir

Facebook: /mefareiouvir

ELAS NO PODER 

www.elasnopoder.org

E-mail: falecom@elasnopoder.org

Instagram: @elasnopoderbr 

Facebook: /elasnopoderbr

ELAS PEDEM VISTA

www.elaspedemvista.com.br/

E-mail: elaspedemvista@gmail.com

Instagram: @elaspedemvista

Facebook: /elaspedemvista

ABRADEP

http://www.abradep.org/

E-mail: contato@abradep.org

Facebook: /abradep/

Twitter: @abradepoficial

Youtube: /abradep

Você pode gostar...