170 famílias de Canoas escolhem as suas novas residências no MQ4

“Quando soube que está próxima a realização do meu sonho, chorei rios de lágrimas, mas de felicidade”. Com essa metáfora, a dona Nora do Prado, de 54 anos, descreveu o momento que estava vivendo. Na manhã desta sexta-feira (27), a Prefeitura de Canoas, juntamente com a Caixa Econômica Federal, através do programa Minha Casa Minha Vida, realizou o sorteio da última fase do Residencial Macro Quarteirão 4 (MQ4), no bairro Guajuviras. 170 casas e sobrados serão entregues aos seus novos proprietários, tão logo os trâmites contratuais sejam finalizados.

No ginásio do Centro de Assistência Social La Salle, no bairro Niterói, os contemplados aguardavam pelo chamamento das suas senhas para então escolher as unidades que mais lhe agradavam. Nesta semana, todos foram convidados para uma visita a fim de conhecer o futuro local onde vão construir suas novas vidas. A cada número chamado, a ansiedade aumentava. A dona Nora balançava o neto no colo, já de pé. “Esperei tanto tempo, está difícil de conter a felicidade”. Ela e a filha Kelly, de 32 anos, vão receber duas unidades, uma para cada família. “São 54 anos sem saber o que é uma casa própria. Com essa idade, tem gente que nem acredita mais. É realmente a realização de um sonho”, emociona-se Nora.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Canoas, Moacir Stello, a entrega da última fase do MQ4 é um marco na política de redução do déficit habitacional no município. “Não há nada mais digno para estas famílias do que deixar lugares muitas vezes insalubres para entrarem em residências que serão suas. Esta é uma garantia de segurança que o programa dá para os contemplados”, destaca Moacir.

O procedimento do sorteio dividiu os contemplados em duas partes. As primeiras casas e sobrados sorteados foram para os grupos prioritários (idosos e pessoas com deficiência). A partir de agora, a Caixa Econômica Federal deve gerar o contrato de posse do imóvel e, com isso, realizar a entrega. Na próxima semana, dias 2 e 3 de maio, será realizada a vistoria de cada unidade, individualmente entre cada proprietário e a construtora responsável pelo empreendimento.

Em abril de 2017, 146 residências foram entregues no MQ4 e, em dezembro, mais 76. No início deste ano, outras 34 famílias receberam as chaves das suas casas. Contando com as unidades sorteadas nesta sexta-feira, o residencial totaliza 426 unidades, casas com 45,06 metros quadrados e sobrados com 54,29, com sala, cozinha, banheiro e dois dormitórios. As moradias são destinadas a antigos moradores de reassentamentos ou em situação de risco.

Você pode gostar...