Doutorandos da Ulbra Canoas são destaque no Les Doctoriales

Duas mil e quatrocentas horas ininterruptas de trabalhos para se chegar a um projeto inovador capaz de fazer diferença na sociedade. Este é o principal objetivo do programa Les Doctoriales, seminário de imersão destinado a alunos de doutorado das universidades gaúchas. Nesta terceira edição, que ocorreu em Porto Alegre, nos dias 22 e 23 de novembro, participaram 105 doutorandos de 13 instituições.

A Ulbra inscreveu 12 acadêmicos, sendo selecionados seis para as atividades de imersão. Foram eles: Kárlon Fróes de Vargas, do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGOdonto); Margarida Neves Souza, do Programa de Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde); Raíne Fogliati de Carli Schardosim, do Programa de Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde); Melissa Rosa de Souza, do Programa de Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde); Leandro Lorenzi Rasia dal Polo, do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGOdonto); e Nêmora Francine Backes, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM).

Divididos em oito equipes, as turmas tiveram 24 horas para escolherem uma tese de doutorado de algum colega do grupo ou teriam que identificar um problema e trabalhar uma solução, criando um modelo de negócio. Como prêmio, o projeto será incubado pela Fábrica do Futuro, espaço de inovação e tecnologia, sediado em Porto Alegre, voltado para talentos locais e internacionais com foco no desenvolvimento de startups e scaleups ligadas a áreas como arte, cultura, educação e entretenimento.

Desses seis doutorandos da Instituição, três faziam parte de cada um dos grupos que foram selecionados na final. Foram finalistas Melissa Rosa de Souza, do grupo que ficou em terceiro lugar, Margarida Neves Souza, do segundo colocado, e Kárlon Fróes de Vargas, integrante do grupo vencedor desta edição, que teve como proposta a criação de uma plataforma que auxilia os idosos na questão da solidão.

Além dos doutorandos, a Ulbra também esteve representada no Les Doctoriales com a participação na organização do evento da professora Ana Maria Pujol Vieira dos Santos, coordenadora de Processos dos Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu e do professor e diretor de Inovação, Márcio Machado. Já na consultoria aos doutorandos, um dos responsáveis foi o gerente do Parque Tecnológico da Universidade, Alexandre Dias Ströher.

A premiação e o jantar de confraternização, ocorrido no Hotel Radisson, em Porto Alegre, mesmo local onde foram realizadas todas as atividades de imersão do programa, foram prestigiados pelo pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández.

Sobre o Les Doctoriales

O Les Doctoriales foi criado pelo governo francês há mais de 20 anos. A intenção do seminário é comprovar o potencial de inovação e de criatividade dos doutorandos aos atores do setor produtivo local. Assim, o intuito é levar os doutorandos a ampliar a sua consciência sobre as competências profissionais transversais adquiridas ao longo da sua formação, preparando-os para a inserção no mundo profissional.

Durante os dois dias de seminário, os doutorandos realizam o Desafio 24hInnov, atividade desenvolvida em grupos transdisciplinares para elaboração de projetos inovadores. Esses projetos são apresentados a um grupo de empresários, que seleciona três para premiação. O grupo vencedor ganha a incubação do projeto criado.

Adriana Marques
Jornalista – MTb.: 8.354
Assessora de Comunicação e Marketing

Você pode gostar...