Governo do RS assina contrato para construção de novo presídio em Porto Alegre

O governador José Ivo Sartori assinou, na manhã desta quarta-feira (6), contrato de permuta de área para construção de um novo presídio em Porto Alegre. A assinatura do acordo com o Grupo Zaffari ocorreu no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini. A rede de supermercados assume a construção da nova casa prisional e, em contrapartida, recebe uma área estadual na Avenida Praia de Belas, onde funciona o prédio da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH).

As obras da nova cadeia pública irão ocorrer por dez meses, com custo de R$ 28 milhões, em uma área de 5,1 mil metros quadrados atrás do Presídio Central, na zona leste da cidade. Ao todo, serão criadas 416 vagas. A permuta com a rede de supermercados foi aprovada pela Assembleia Legislativa em setembro de 2016. As diretrizes do novo prédio serão elaboradas pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Esta nova obra na Capital, assim como a Penitenciária de Canoas, são as principais medidas do governo para abrir novas vagas nas cadeias e obter a desinterdição parcial, por parte da Justiça, de presídios da Região Metropolitana. Outro objetivo é evitar que mais presos provisórios fiquem nos distritos policiais ou em viaturas. Para esse problema, já foram construídos três centros de triagem, um inaugurado nesta terça-feira (5) e outro ainda interditado.

 

Você também poderá gostar...