Heineken F1 Experience na Orla do Guaíba em Porto Alegre

O passeio na Orla do Guaíba, neste sábado, foi embalado pelo som ensurdecedor de motores. E não foi qualquer motor. A Fórmula 1 acelerou pela primeira vez em Porto Alegre, a bordo da Williams de Rubens Barrichello, que pisou forte no motor V8 de 800 cavalos.

Cerca de 40 mil pessoas cercaram o complexo montado para a Heineken F1 Experience e vibraram na primeira aparição do brasileiro que ganham 11 corridas no Mundial. Mas o delírio mesmo veio nos primeiros sinais de ronco do motor.

Um pequeno “drible” pois o carro que saiu para o show, nos 600 metros de asfalto montados no entorno da Usina do Gasômetro, foi um Fórmula 3. O gaúcho Ramon Mathias, contudo, caprichou no arrojo e, com muitos zerinhos e fumaça de pneu, contagiou o público. Nem uma encostadinha no muro, num dos cavalos de pau mais entusiasmados, tirou o ímpeto do piloto. “Cara, passei dos 200 por hora com o Fórmula 3. Foi sensacional pilotar com todo esse público”, destacou Ramon.

Aí sim veio o momento da galera urrar com o motor. Rubens Barrichello saiu devagar dos boxes e alinhou na reta. Só que o Fórmula 1 é extremamente completo e feito para andar rápido. Tiveram que puxar o carro de volta à garagem para mais ajustes. Sem maiores delongas, Barrichello pisou fundo e foi em frente a mais de 200 km/h no curto espaço até chegar à freada depois da usina.

Fez um 180° e voltou com o motor a pleno, a plateia quase conseguiu superar o ronco do V8, mas o motor ainda venceu. Depois disso, uma sequência de zerinhos e acenos para o público foi a apoteose da Fórmula 1 na Capital. Seriam mais duas saídas em alta velocidade depois disso.

Para fechar com chave de ouro, um tricampeão mundial foi para a galera na Orla. O locutor não sabia quem era e chamou de “Jack Smith”, mas Sir Jackie Stewart não pestanejou e, aos 79 anos, pulou o alambrado para cair nos braços da torcida que gritava “Jackie, Jackie, Jackie”. Ele e Barrichello pareciam jogadores de futebol celebrando gols, debaixo daquele sol escaldante de Porto Alegre.

Você pode gostar...