Ibope no RS: Eduardo Leite (PSDB) tem 60% contra 40% de Sartori (MDB)

A pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira, 23, com intenção de voto para o governo do Rio Grande do Sul, dá vinte pontos percentuais de vantagem a Eduardo Leite (PSDB) diante do atual governador José Ivo Sartori (MDB), que tenta a reeleição.

Nos votos válidos, Leite tem 60% contra 40% de Sartori. Na pesquisa anterior, o tucano tinha 59% contra 41% do emedebista. Quando é considerado o total de votos, Leite tem 53% e o governador, 36% – brancos e nulos somam 8%, e 3% disseram não saber. A margem de erro é de 3%.

No debate transmitido pela Band, eles se acusaram de “esquerdismo” tentando atrair o voto antipetista.

O resultado da pesquisa pode indicar que a estratégia de Leite de tentar se diferenciar de Sartori ao apontar a demora na gestão do governador para resolver a crise do estado tem dado certo. Os partidos dos dois candidatos governaram juntos até o início do ano.

Por outro lado, a estratégia de Sartori de se mostrar como o candidato ligado a Jair Bolsonaro (PSL) parece não ter aumentado a intenção de voto para ele. Na campanha, Sartori tem usado a expressão “Sartonaro”. O governador também participou de um ato com militantes pró-Bolsonaro no final de semana.

Bolsonaro não está apoiando nenhum dos dois candidatos, mas seu vice, general Hamilton Mourão (PRTB) declarou apoio a Sartori. Leite também abriu seu voto para o presidenciável do PSL, mas fez ressalvas ao discurso de ódio e de discriminação de Bolsonaro. O apoio de Sartori tem sido irrestrito.

A pesquisa do Ibope foi feita entre os dias 20 e 23 de outubro, com 1.204 eleitores de 70 municípios gaúchos, registrada com o número 06645/2018 no TSE sob encomenda do Grupo RBS.

Você pode gostar...