Liberdade de escolha é o tema de palestra de encerramento do Fórum da Liberdade

O Fórum da Liberdade encerrou sua 31ª edição com a palestra especial da economista Deirdre McCloskey. A norte-americana, PhD pela Universidade de Harvard, historiadora e escritora, é reconhecida por sua atuação nas áreas da economia de livre mercado, ética e defesa das pessoas transgêneros. O painel foi mediado por Giovana Stefani, vice-presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE).

Deirdre McCloskey, que vive em Chicago, cidade mais populosa do estado de Illinois, nos Estados Unidos, viu 4 dos últimos 7 governadores serem condenados por corrupção. Ela acredita que a liberdade é o melhor caminho para o desenvolvimento das sociedades, para isso o poder do Estado deve diminuir drasticamente: “Um liberal é alguém que acredita no direito de dizer não. Você não pode dizer não ao Estado, por isso, quanto maior o Estado menor será a sua liberdade”, afirmou. A palestrante acredita que é direito do cidadão dizer não a acordos ruins feitos por políticos já que as consequências deles afetarão diretamente o cidadão.

McCloskey defendeu a ideia de que medidas para melhorarem a vida das pessoas não partem do governo, mas sim das pessoas, que buscam inovar e encontram soluções que melhoram a economia. “Temos exemplos de economias, como a China e a Índia que adotaram medidas liberais e cresceram muito mais que o Brasil”, afirmou. A palestrante comentou sobre políticas sociais aplicados no Brasil, que tem seu papel importante, mas o emprego é a melhor política social para os pobres. “Gerar empregos, algo que as pessoas possam progredir na vida, melhorar a qualidade. Infelizmente o Estado prejudica a criação de empregos e tranca esse desenvolvimento”, ratificou.

A economista encerrou sua participação respondendo como um país pode se tornar mais liberal e rico: “Com certeza não é através de uma constituição, uma papelada de leis. O que precisamos é uma grande transformação ética, mudança na opinião pública. Não tornar os brasileiros escravos do Estado, mas os tornando educados, éticos e livre”, finalizou. O Fórum da Liberdade é um evento promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais e reconhecido como o maior espaço de debate político, econômico e social da América Latina.

Sobre o IEE

O Instituto de Estudos Empresariais foi fundado em Porto Alegre há mais de 30 anos por 20 integrantes. A entidade tem como intuito a formação de jovens lideranças empresariais que se comprometam com um modelo de organização social e política para o Brasil baseado no ideal democrático de liberdades individuais e orientado à defesa e manutenção dos valores da economia de mercado e da livre-iniciativa. Desde 1988 o IEE promove anualmente o Fórum da Liberdade – consagrado nacionalmente e considerado o maior evento liberal da América Latina.

Você também poderá gostar...