Otomar Vivian será o chefe da Casa Civil no governo de Eduardo Leite do RS

O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira (5), Otomar Vivian, 65 anos, para a Casa Civil do futuro governo estadual. O escolhido é filiado ao PP e já foi secretário, deputado estadual e presidente, por três gestões, do Instituto de Previdência do Estado (IPE).

— Esse trabalho (que será desenvolvido pela Casa Civil) é fundamental, especialmente considerando a fragmentação das forças políticas. A Assembleia Legislativa passa de 13 para 17 bancadas lá representadas. Para isso, a gente tem que ter o conhecimento de quem já tem a bagagem e já foi prefeito, deputado e chefe da Casa Civil. Ele (Vivian) já se incorpora à equipe na transição, no esforço junto à Assembleia Legislativa, para garantirmos a aprovação daqueles projetos que lá estão, especialmente do ICMS — disse Leite.

Vivian, que será o responsável pela articulação política com os deputados, destacou que a postura de Leite, de buscar diálogo com todas as bancadas da Assembleia, facilita a atividade que ele exercerá.

— O governador (eleito), em um gesto de grandeza política, foi, pessoalmente, a todas as bancadas (pedir apoio à aprovação do ICMS). Isso, pelo que ouvi de parlamentares, foi um facilitador no sentido de continuarmos essas conversas — disse Vivian.

A menos de um mês da posse do novo governo, esse é o segundo nome anunciado para o secretariado de Leite. No dia 22 de novembro, o governador eleito confirmou Marco Aurélio Cardoso, 46 anos, para a Secretaria da Fazenda.

Adriana Franciosi

Perfil

Com mais de 30 anos de vida pública, esta será a terceira vez que Vivian assume uma secretaria de Estado. De 2009 a 2010, ele foi chefe da Casa Civil do governo de Yeda Crusius (PSDB). Entre 1996 e 1998, comandou a Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos., na gestão de Antônio Britto (MDB).

Vivian foi também, por duas vezes, deputado estadual, chegando à Presidência da Assembleia Legislativa em 2000. O futuro chefe da Casa Civil teve ainda três passagens pela presidência do IPE, sendo que a última terminou em fevereiro de 2018, na gestão de José Ivo Sartori.

Vivian é graduado em Educação Física e iniciou sua carreira como professor na rede pública estadual, em 1976. De 1987 a 1982, foi secretário-geral do município de Caçapava do Sul, cidade da qual foi prefeito de 1983 a 1988.

Você pode gostar...