Prefeito de Canoas é homenageado pela Polícia Civil do Estado

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul concedeu ao prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, a máxima honraria da instituição, a medalha Tiradentes. A entrega ocorreu em cerimônia na tarde desta terça-feira (30). A honraria foi dada pela atenção especial à Segurança Pública, como os investimentos na área sendo realizados, com foco na prevenção, repressão e integração das forças de segurança atuantes na cidade.

A homenagem é concedida a pessoas e entidades que mantêm ou mantiveram estreitas relações com a Polícia Civil e que efetivamente prestaram, na medida de suas possibilidades e atribuições, relevantes serviços à causa da instituição policial. Além do apoio institucional à Polícia Civil, das 45 viaturas adquiridas pelo Executivo, 6 foram entregues a instituição. A Secretaria Municipal da Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) também está encaminhando a locação de novas sedes para o funcionamento das 1ª e 3ª Delegacias de Polícia de Canoas através de convênio com o Governo do Estado. “Com as iniciativas que implementamos, já tivemos resultados na queda dos índices de criminalidade. Agora, estamos buscando recursos para fazer mais investimentos em tecnologia inteligente, compra de armas, munição e equipamentos para as polícias e câmeras de alta definição para o Centro Integrado de Comando e Controle. Estamos trabalhando para atender cada vez mais e melhor as demandas da nossa população”, explica o prefeito Busato.

A Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor, agradeceu a parceria traçada com a Prefeitura. “Com essa distinção, queremos reconhecer a dedicação com a nossa família Polícia Civil e, por consequência, com toda a sociedade gaúcha”, reforça Nadine Anflor. O vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, que também já foi secretário da Segurança em Canoas, destacou a importância da honraria prestada pela Polícia. “Não é possível fazer segurança pública sem integração. É necessário envolver poder público, instituições da sociedade civil, entes privados, entre outros. Juntos, buscamos um único objetivo: proporcionar mais segurança para o povo gaúcho”, salienta o vice-governador.

Queda nos índices criminais

Os investimentos da Prefeitura, somados à integração e à inteligência, tem garantido resultados positivos na segurança de Canoas. De acordo com o último balanço das estatísticas criminais, referente ao primeiro trimestre de 2019, os índices de violência apresentaram queda nos principais indicadores, o que demonstra a efetividade das ações de prevenção e repressão executadas na cidade.

De acordo com os números, os três primeiros meses do ano registraram o menor índice de mortes violentas dos últimos onze anos para o período. Foram 31 em 2018, e outros 18 em 2019, uma queda de 42%. Em 2017, quando foi registrado o maior índice dos últimos 11 anos, foram 45 crimes desse tipo. Neste caso, a redução chega a 60%, com 27 casos a menos.

Com relação ao roubo e ao furto de veículos, destaca-se o índice de recuperação dos bens. De janeiro a março de 2019, foram 183 veículos roubados em Canoas. Desses, 109 foram recuperados, representando uma taxa de 59,5%. A recuperação de veículos furtados alcançou 58,7%, sendo 87 dos 148 casos registrados.

Lista de homenageados

Os nomes dos agraciados com a medalha Tiradentes foram aprovados pelo Conselho de Administração Superior da Polícia Civil. Confira:

– Luiz Carlos Busato, prefeito municipal de Canoas
– Luís Augusto Lara, presidente da Assembleia Legislativa
– Lasier Martins, Senador da República
– Desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, presidente do TRF4
– General Carlos André Alcantara Leite, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul
– Otomar Vivian, chefe da Casa Civil
– Beatriz Araújo, secretária da Cultura do Rio Grande do Sul
– André Vorraber Costa, juiz corregedor
– Patrícia de Mello Sanfelice, procuradora do MPT
– Lessandra Bergamaschi, promotora da 8ª Promotoria de Justiça Criminal
– Karla Schirmer, procuradora do Estado
– Maria Elizabeth Pereira, diretora do Procon RS
– Maria Edi de Moraes Gonzaga, diretora institucional do Detran RS
– Solon Ramos Cardoso Filho, delegado da PF
– José Antônio Aranha Neto, responsável técnico e sócio do Centro de Treinamento Aranha Training

Assessoria de Comunicação

Você pode gostar...