Projeto irá fomentar pesquisas acadêmicas nas escolas municipais de Canoas

A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Canoas lançou, nessa quarta-feira (3), o projeto Saberes em Diálogo: Docência, Pesquisa e Práticas Pedagógicas. Idealizado pela Diretoria Pedagógica da secretaria, a ação funciona em parceria com a Universidade La Salle e tem o objetivo de valorizar e compartilhar a bagagem de conhecimento dos professores, fazendo um intercâmbio entre a atividade prática em sala de aula e a teoria acadêmica.

A SME acredita que a pesquisa pode aproximar a Educação Básica e a Universidade de forma proveitosa no enfrentamento dos desafios presentes no cotidiano escolar, o que ficou comprovado no Projeto Piloto realizado em 2017, por isso a intenção é dar continuidade e mobilizar um número cada vez maior de professores da rede. Neste ano, foram inscritos 74 projetos que serão trabalhados em cinco diferentes eixos. Em reuniões mensais, os grupos, que são divididos por temática, irão discutir o andamento das pesquisas, sendo orientados por professores da Universidade La Salle e membros da secretaria.

Segundo a assessora pedagógica da SME, Juliana Aquino Machado, o foco do projeto é fomentar a pesquisa pelos professores. “O profissional que vive a realidade da escola tem a capacidade de detectar problemáticas do cotidiano e fazer delas objetos de pesquisas para sanar as situações”. Os resultados serão apresentados em um evento, em outubro de 2018, e também vão compor um eBook, que servirá para partilhar e disseminar o saber produzido.

Você pode gostar...