Reitor da UniRitter, Germano Schwartz lança livro “As Constituições estão Mortas?”

A força das manifestações de rua, a influência das mídias sociais e o poder das mobilizações são os elementos que deram origem ao livro “As Constituições estão Mortas?”, que analisa a verdadeira função das Constituições em meio aos novos movimentos sociais vistos em todo o mundo. O livro, de autoria do professor e reitor da UniRitter, Germano Schwartz, será lançado no dia 06 de dezembro, em evento realizado no campus da Instituição no Shopping Iguatemi, a partir das 18h30min.

Ao longo da narrativa, Germano faz um resgate das mais recentes manifestações sociais, como é o caso dos protestos do Brasil em 2013, denominados Jornadas de Junho, o Occupy Wall Street, ocorrido nos Estados Unidos (2013) e a Primavera Árabe, na Tunísia (2010). Para o autor “Essas mobilizações, organizadas principalmente por meio de redes sociais, normalmente não têm líderes, são apartidárias e geram um impressionante contágio global”.

Nesse contexto, o livro analisa a posição da Constituição no sistema social e discute a conexão com os novos movimentos de rua. “Após três anos de pesquisa, é possível perceber que considerar a Constituição como lei maior, é fechar os olhos para tudo o que está acontecendo no mundo. A realidade é outra, e as Constituições precisam passar por mudanças significativas”, também destaca.

“As Constituições estão Mortas?” é o 31º livro lançado por Germano Schwartz, autor reconhecido por abordar temas que discutem questões contemporâneas com impacto na sociedade e também por apresentar a importância da arte e da cultura no âmbito jurídico.

Sobre o autor

Reitor da UniRitter e professor do Mestrado em Direitos Humanos da instituição, Germano Schwartz também atua como docente nas áreas de Direito e Sociologia e Direito Constitucional. Conta com 31 livros publicados, entre obras autorais e coletâneas, e também soma 77 artigos científicos divulgados nas mais prestigiadas revistas do Brasil e do mundo. Graduado em Direito pela Universidade de Cruz Alta, Germano é Pós-doutor pela University of Reading (2008), na Inglaterra. Atualmente é Bolsista de Produtividade e Pesquisa – CNPq, pesquisador gaúcho da FAPERGS e Avaliador Institucional no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Serviço:
O quê: Lançamento do livro “As Constituições estão Mortas?” – Editora Lumen Juris
Quando: 06 de dezembro ( quinta-feira)
Horário: 18h30min
Onde: UniRitter Campus Iguatemi (Escritório Boutique)

Você pode gostar...