Serviços e shows marcam Festa do Trabalhador em Canoas

Se o tempo não ajudou, com a garoa fina que insistiu em cair até a metade da tarde, as oportunidades, serviços, atividades e shows falaram mais alto. A Festa do Trabalhador de Canoas, comemoração já tradicional no calendário local, mostrou por que a data já tem espaço garantido na preferência dos canoenses. Durante o dia, serviços e atividades de entretenimento movimentaram o público, que não se importou com a chuva, e à noite, foi a vez dos shows agitarem a galera.

A homenagem da Prefeitura de Canoas aos trabalhadores da cidade iniciou às 9h e se estendeu até por volta das 23h. Quem saiu de casa e foi até o Parque Eduardo Gomes pode conferir de perto as mais de 70 ações promovidas pelas secretarias da administração municipal e parceiros.

Toque no visual para buscar trabalho

A Carla Antunes, que mora no bairro Estância Velha, acordou cedo e determinada: este seria o dia para buscar emprego. Ela leu na internet que o Banco de Oportunidades, ferramenta desenvolvida pela Prefeitura de Canoas que conecta desempregados a empregadores, estaria no Parque Eduardo Gomes e foi para lá. “Eu tive dúvidas de como me inscrever pela internet, vim aqui e saí cadastrada e, se der sorte, serei chamada para uma entrevista”, contou. Confiante que avançará às próximas etapas de um processo seletivo, ela aproveitou para cortar as unhas e aparar as pontas do cabelo. “Algumas vezes, a gente fica sem trabalho com a autoestima lá embaixo, se descuida com a aparência. Aproveitei a Festa do Trabalhador para dar um toque no visual, caso me chamem para uma seleção, estarei em dia com a beleza”, comentou.

Além destes serviços também foram oferecidas atividades esportivas, cadastro em programas sociais, manicure, barbeiro, contação de história e exposições. Uma das áreas mais movimentadas foi a da Secretaria Municipal da Saúde de Canoas. Médicos, dentistas, terapeutas e demais profissionais da área estiveram disponíveis durante o dia para quem buscasse alguma consulta ou orientação. A pasta somou 3.297 atendimentos.

Quem precisou emitir segundas vias de documentos, como certidão de nascimento, por exemplo, foi atendido pela da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A pasta também ofereceu cadastro no Bolsa Família, avaliação nutricional, orientações sobre horta comunitária e distribuição de materiais sobre serviços sociais.

Dia de trabalhar também

O seu Vilson Mischquinisi não teve dúvida ao acordar e ver que o tempo não estava do melhores: iria ao Parque Eduardo Gomes do mesmo jeito. Ele vende cocadas, rapaduras e chocolates em festas e eventos da região. Mesmo com a chuva fina, ele tinha certeza que o público viria e as vendas seriam significativas.

Nem bem os visitantes da Festa do Trabalhador começavam a entrar no parque e já davam de cara com várias guloseimas, algumas preparadas pelo próprio vendedor, que entre uma ou outra pechincha adoçou o dia das pessoas e ainda conseguiu dinheiro para pagar as contas. Ele conta que não vê problemas em comemorar o Dia do Trabalho exercendo sua atividade, já que é a forma que encontrou de ganhar dinheiro e sustentar a família. “Não é porque hoje é o Dia do Trabalho que todo mundo tem que parar, a cidade precisa se alimentar, ter alguém cuidando da segurança, da saúde… Então, é um dia em que a gente comemora e trabalha ao mesmo tempo”, resumiu. Para ele, a Festa do Trabalhador de Canoas é uma importante data para fomentar as vendas, já que recebe grande público com idades variadas.

Você pode gostar...