Tecnologia voltada ao setor da construção civil ganha força na 22ª Construsul

Feira conta com espaço de Construtechs e Praça Tecnológica, apresentando soluções inovadoras para otimizar processos e reduzir custos nas empresas

A Construsul – Feira Internacional da Construção chega a sua 22ª edição com grande foco na tecnologia aplicada ao setor de construção civil. A feira, que acontece até sexta-feira (02), na FIERGS, em Porto Alegre/RS, pela primeira vez conta com o Espaço Construsul Construtechs, reunindo startups que apresentam soluções tecnológicas para a cadeia produtiva da construção civil, além da Praça Tecnológica, um ambiente voltado para palestras sobre tendências inovadoras e tecnológicas do setor. A Sul Eventos, promotora da feira, destaca que a Construsul está sempre alinhada com a realidade do mercado, refletindo as suas necessidades e momentos. “Através deste espaço, estamos fomentando um mercado que está em desenvolvimento constante. Mesmo com o setor da construção civil tendo recuado em alguns aspectos, as construtechs são uma área que vêm recebendo mais aporte de investidores”, destaca o diretor da Sul Eventos, Ricardo Richter.

Em um período de busca constante pela otimização dos processos e redução dos custos, as startups surgem com um papel essencial no setor. Entre as construtechs expositoras da feira, está a Neomot – Edifícios Inteligentes. “Através de um assistente virtual/pessoal transformamos o prédio em uma ‘pessoa’, buscando oferecer mais conforto, segurança e redução de custos nos edifícios equipados”, explica Camila Melo, Comunicação e Marketing da Neomot. Com foco inicial em construtoras, a tecnologia conta com cinco sistemas principais, sendo eles: elevador inteligente (não para com falta de energia e chama o técnico automaticamente em caso de falha); gestão de água (resolve diversas questões como falta de água por problemas de bomba); cubo (reaproveitamento de energia cinética); controle de acesso de veículos (abertura automática e rápida); e controle de acesso de pessoas (através de TAGs personalizadas). Diante da boa receptividade do mercado às novidades tecnológicas, a empresa está otimista para este ano. “Temos projeção de crescer 50% neste segundo semestre”, revela Camila.

Outra novidade que pode ser conferida durante a feira é a Eureka Paint, que apresenta um produto capaz de transformar qualquer superfície em um quadro branco. “Trata-se de uma evolução da tinta lousa, pois é uma tinta transparente que mantém a cor original da superfície, com o metro quadrado até 70% mais barato que o de um quadro convencional. É uma novidade indicada para diversos ambientes, como escolas, quartos infantis, universidades, escritórios”, comenta um dos sócios-fundadores da marca, Giovani Priotto. Ele ainda explica que o material é ecológico, sendo à base de água, com zero emissão de COV (componentes orgânicos voláteis) e sem cheiro. Com sede em Porto Alegre, os sócios contam que até final do ano abrirão um escritório em São Paulo. “Pretendemos ampliar nosso mix de produtos e estar presentes em todas as grandes redes de lojas de tinta e papelaria das principais cidades do Brasil”, projeta Giovani. Para o irmão Cristiano, a participação na Construsul até então tem sido positiva. “Essa experiência superou a nossa expectativa, pois já apresentamos o produto para diversas empresas, lojas e arquitetos interessados, inclusive, estamos fazendo negócios”, comemora.

Entre os visitantes o interesse por novas tecnologias também é crescente. Para Manoel Fonseca, engenheiro de produção em uma construtora de Santa Catarina, a busca é por ferramentas que possam facilitar o trabalho do dia a dia. “Descobri um aplicativo que consegue reduzir as visitas diárias às obras, pois é possível acompanhá-las através de fotos 360º”, comenta. “Sem dúvidas o setor de construção civil demorou muito para se tornar mais tecnológico e agora as empresas precisam estar atentas a essa nova realidade para poderem usufruir de todos os benefícios diante de um mercado cada vez mais competitivo”, avalia Fonseca.

Praça Tecnológica oferece palestras gratuitas para atualização profissional

Além de startups apresentando novidades para o segmento, a Construsul ainda conta com a Praça Tecnológica, um auditório em formato de arena na área central da feira que oferece duas palestras gratuitas simultâneas, com temáticas e tendências tecnológicas do setor. O espaço é uma parceria da Sul Eventos, promotora da feira, com a itt Performance (Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil – Unisinos) e, a partir de palestras técnicas e demonstrativas, traz diferentes assuntos. Nesta tarde, o público pôde conferir algumas palestras como: desempenho térmico de edificações residências; compatibilização de projeto- o que é o tal de BIM?; cenário do Steel Frame no Brasil; como projetar e avaliar guarda-corpos para edificações residenciais; as aplicações do EPS na construção civil; impermeabilização- projeto, execução e recomendações de produto; HUBPROJECT – excelência em projeto e desenvolvimento; e controle e gerenciamento de atividades no canteiro de obra

Confira a programação do espaço para os próximos dias:

1º de Agosto

Palestra técnica

14h – Avaliação da resistência de concretos pela temperatura
16h – Inspeção predial frente a norma de desempenho e aspectos jurídicos
18h – Cenário do Steel Frame no Brasil
19h – Estruturas de concreto armado em situação de incêndio

Palestra demonstrativa

14h – Modulação de alvenaria na construção civil- aplicação prática
16h – Projeto de selagem contra incêndio para edificações
18h – Premissas de projeto de estruturas protendidas
19h – HUBPROJECT – excelência em projeto e desenvolvimento

2 de Agosto

Palestra técnica

14h – Manutenção e preservação dos sistemas construtivos de uma edificação residencial
16h – Desempenho acústico de edificações residências
18h – Compatibilização de projeto: o que é o tal de BIM?
19h – Concreto flexível autorregenerante: o que é e onde aplicar?

Palestra demonstrativa

14h – Controle e gererenciamento de atividades do canteiro de obra
16h – Ferramentas para inovação na construção civil
18h – Cuidados na escolha de portas corta-fogo para edificações (residenciais, comerciais e industriais)
19h – HUBPROJECT – excelência em projeto e desenvolvimento

SERVIÇO

Evento: Construsul – 22ª Feira Internacional da Construção
Data: De 30 de julho a 02 de agosto de 2019
Horário: De terça a sexta-feira, das 13h às 20 horas
Local: FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre – RS)
Credenciamento: Clique aqui!
Público-alvo: lojistas, construtoras, incorporadoras, empreiteiras, técnicos e trabalhadores da construção civil, engenheiros, arquitetos, decoradores, indústrias, representantes, empresas de importação e exportação, entidades, órgãos de governo, estudantes e outros.

Entrada gratuita para profissionais do setor. É proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados.

 

Você pode gostar...