01.12.20 | PRÊMIO EXPORTAÇÃO ADVB | PORTO ALEGRE

O Prêmio Exportação RS divulga a lista de agraciados que serão reconhecidos em evento a céu aberto!

O Conselho do Prêmio Exportação RS divulga as vencedoras da 48ᵃ edição do reconhecimento que valoriza o desempenho das empresas gaúchas no cenário exportador. Além disso, há novidades para a edição deste ano.

A 48ª edição do prêmio, considerado o maior reconhecimento do Sul do Brasil ao setor exportador, tem a sua realização presencial confirmada para ocorrer no dia 1º de dezembro de 2020, das 17h às 21h, no Parque da ADVB/RS, em Porto Alegre/RS.

A credibilidade do Prêmio passa por fatores como as instituições representadas no Conselho e por um processo de reconhecimento sério e consolidado.

“Salienta que o posicionamento do Prêmio Exportação RS é reconhecer para inspirar. Somos um prêmio que está há 48 anos no mercado, e neste momento, não poderíamos deixar de realizar esse reconhecimento em um ano totalmente atípico, onde existem outras formas para resolvermos problemas e situações. As barreiras e as dificuldades que o setor enfrenta no dia a dia são difíceis e desafiadoras”, destaca Fabrício Forest, presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS.

Sobre o processo seletivo, são aplicados critérios que levam em consideração dados de exportação de órgãos governamentais e a expertise das 16 entidades* que estão presentes no Conselho do Prêmio.

As nove categorias são: Destaque Mercadológico; Destaque Setorial; Destaque Inovação Tecnológica; Destaque Avanço Global; Destaque Serviços Exportados; Destaque Serviços de Suporte à Exportação; Destaque Empresas Comerciais Exportadoras Trading Companies; Pequeno Desbravador Internacional; e o destaque Personalidade Competitividade Internacional.

Este ano, o evento de premiação, que historicamente era realizado em espaço fechado, apresenta uma inovação e ganha ainda mais foco em experiência e conteúdo. “Se fosse um ano normal, talvez nunca pensássemos em um evento nesse formato, talvez muitas coisas seriam diferentes. Mas tudo foi acontecendo e até agora já passamos por diversas experiências, que nos reinventaram e nos deixaram mais acessíveis para o novo”, acrescenta Forest.

O evento, uma ação conjunta do Conselho do Prêmio e da ADVB/RS, terá transmissão ao vivo e tradução português e inglês. E em caso de chuva, ele será transferido para uma data próxima, sempre com uma semana de antecedência.

Forest informa que a decisão de realizar o evento de modo presencial em 2020 ocorreu a partir da análise semanal da evolução da pandemia da Covid-19. “A disposição de fazer a atividade em local aberto e para um público limitado foi tomada em uma reunião do Conselho do Prêmio Exportação RS em julho, e que contou com benchmark de eventos que já estão ocorrendo pelo mundo”, explica.

Ele também explica que a decisão de manter a premiação em 2020 tem um grande significado, que é o de continuar reconhecendo e inspirando ainda mais as empresas deste segmento, e até mesmo outras organizações que tiveram de se reinventar. Forest acrescenta que a decisão também serve para mostrar ao setor exportador gaúcho que o Conselho do Prêmio está aqui, trabalhando para manter a engrenagem e o apoio.

Durante a semana também será conhecido o Personalidade Competitividade Internacional 2020. A distinção é concedida todos os anos à uma liderança empresarial ou profissional que atue no comércio exterior, e que tenha realizado ações de incentivo à inserção de produtos brasileiros no mercado externo.

SOBRE O PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Considerado o maior evento do segmento do país, o Prêmio Exportação RS distingue empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. Em 2019, foram reconhecidas 51 empresas, que se destacaram por seus resultados de exportações em variados setores da economia.

O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças das 16 instituições que possuem alguma relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São as seguintes organizações: Apex-Brasil, ADVB/RS, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Federasul, Fecomércio-RS, FIERGS, Hub Transforma RS, LIDE RS, Porto do Rio Grande, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS – SEDETUR, Sebrae RS e UFRGS.

Você pode gostar...