10 DICAS DE COMO LIBERAR ESPAÇO EM CELULARES ANDROID

Não guarde mídia de aplicativos terceiros, como o WhatsApp

Permitir o download automático de mídias ativado no WhatsApp e outros aplicativos terceiros pode deixar o armazenamento cheio. Com o passar do tempo, todos os gifs, fotos, áudios e vídeos recebidos acabam lotando a memória interna do celular. Portanto, se você precisa liberar espaço em celulares Android mantenha o salvamento automático desativado e faça limpezas periódicas em chats e grupos, limpando as conversas.

  1. Abra o WhatsApp e vá em Configurações. Selecione Armazenamento e dados;

Acessar Armazenamento e dados do WhatsApp

  1. Primeiro selecione Ao utilizar dados móveis e desmarque todas as mídias;

Desativar baixar mídias com dados móveis no WhatsApp

  1. Depois vá em Ao utilizar o Wi-Fi e desmarque todas as opções. Repita a ação para a opção Em roaming. Dessa maneira, o WhatsApp para de salvar automaticamente todos os conteúdos no smartphone.

Para remover de vez as mídias armazenadas no dispositivo via WhatsApp ou outros apps, é possível usar aplicativos de limpeza como o Power Clean. Alguns modelos de smartphones de marcas como a Xiaomi também oferecem um recurso nativo de limpeza. Neste caso, basta acessar o painel de limpeza e escolher o app que deseja limpar. 

Limpe o histórico do Chrome

Se você gosta de fazer pesquisas usando o navegador do celular, é bom excluir o histórico do Chrome frequentemente para liberar espaço no Android. 

  1. Abra o  Chrome. No canto superior direito, toque no ícone três pontinhos;
  2. Depois selecione Histórico;
  3. Toque em Excluir Atividade Por;

4. Selecione Todo o Período;

5. Escolha a opção Excluir para limpar o histórico do seu celular Android.

Remova mapas offline no Google Maps

O recurso do Google Maps para baixar mapas de lugares específicos e poder navegar quando o aparelho estiver offline é muito interessante, sobretudo, para os viajantes. Afinal, nunca se sabe quando a internet móvel pode acabar. E ter um mapa à disposição pode evitar que você fique perdido em um lugar desconhecido. O ponto negativo da ferramenta é que ela pode ocupar muito espaço na memória interna. Apesar de os mapas serem excluídos do celular depois de 30 dias, se você está com o armazenamento cheio, o ideal é checar o Google Maps e remover os mapas offline.

  1. Toque no ícone do perfil da sua conta, no canto superior direito da tela;
  2. Selecione Mapas off-line;
  3. Escolha o mapa que deseja remover e toque nos três pontinhos;
  4. Agora, basta escolher a opção Excluir e, em seguida, Sim.

Instale um cartão SD (caso o telefone suporte)

Diferente do iPhone, a maioria dos smartphones Android possuem um slot livre para microSD. Mover os aplicativos da memória interna para um cartão microSD pode ajudar a liberar espaço em celulares Android. Mas é preciso ficar atento, pois não é todo aplicativo que pode ser movido para a memória externa. Realizar o processo sem conhecimento prévio pode, inclusive, fazer o aplicativo parar de funcionar. Para auxiliar a identificar o que pode ser movido para o cartão de memória, recomendamos o AppMgr III (App 2 SD). 

Além dos apps, também é possível mover fotos, vídeos e arquivos em geral para o cartão de memória.

  1. Depois de instalar o MicroSD no celular, abra as Configurações;
  1. Toque em Aplicativos e escolha o app que deseja mover para a memória externa. Prontinho!

Você pode gostar...