2° edição do Prefeitura Mais Perto teve mais de 15 mil atendimentos * Canoas

A Prefeitura Municipal de Canoas mudou de sede por uma semana, deixou o centro da cidade e levou uma grande estrutura para dentro do Guajuviras. O local escolhido foi a EMEF Carlos Drummond de Andrade, onde mais de 15 mil canoenses foram recebidos e atendidos. De 11 a 15 de julho, a comunidade foi beneficiada com diferentes serviços, reunidos em um só local. Quem visitou a escola durante esta semana pode aproveitar para realizar corte de cabelo, pedir a inclusão no Cadastro Único, confeccionar o cartão Canoas Saúde, o RG, o CPF, a Carteira de Trabalho, o cartão TEU, conferir palestras, atrações artísticas e esportivas, obter assessoria jurídica, encaminhamento para vagas de emprego e outros tantos serviços, tudo de forma gratuita. Na saúde, mais de 10 mil pessoas receberam atendimento médico e odontológico, com a realização de consultas e exames. Para além dos muros da escola, esta semana a comunidade também foi beneficiada com o horário de atendimento estendido na Unidade Básica de Saúde Guajuviras, que funcionou todos os dias até as 21h.

Neste sábado, encerramento do evento, o prefeito Luiz Carlos Busato e a vice, Gisele Uequed, atenderam pessoalmente às demandas da população, buscando soluções e ouvindo sugestões para a resolução de pendências. Na cerimônia de encerramento do evento, o prefeito salientou os ganhos de toda a comunidade com a realização do programa. “Esse evento é cheio de simbolismos e cada vez mais eu fico admirado com a capacidade que temos de evoluir durante todo o processo de organização”, ressalta o prefeito, que ainda destinou um agradecimento especial aos servidores da saúde pelos 10 mil atendimentos efetuados. Também foi realizado o ato de descerramento da placa alusiva a realização do programa da escola. “O Prefeitura Mais Perto é um projeto de cidadania que envolveu toda a nossa comunidade e por isso será um verdadeiro marco na história da Carlos Drummond”, relata a diretora da escola, Ana Lúcia Kercher.

A vice-prefeita, Gisele Uequed, destacou a motivação de todos os servidores no atendimento ao público. “A população se sente inserida no processo de reestruturação da administração da cidade. O Prefeitura Mais Perto é esta sinergia entre o poder público e a comunidade. As pessoas que aqui estão trabalhando não estão por obrigação, mas sim porque querem resolver o problema do outro”, explica a vice. O secretário das Relações Institucionais, Airton Souza, lembrou da importância dos parceiros envolvidos no projeto. “Foram milhares de atendimentos, que só aconteceram graças aos nossos parceiros e servidores que não mediram esforços para oferecer a todos um serviço de qualidade”, finaliza o secretário.

Mais lotes regularizados no Guajuviras
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) entregou durante toda esta semana, no Prefeitura Mais Perto, cerca de 400 escrituras de regularização fundiária de lotes da Comtel e do Loteamento Brehm, ambos no Guajuviras.
O senhor Leandrino Rodrigues Batista recebeu a escritura das mãos do prefeito, da vice e do secretário Moacir Stello, representando todos os demais moradores agora regularizados. “Estas escrituras fazem parte do programa do governo de regularização fundiária. Neste ato, quero parabenizar todos os contemplados que receberam as suas escrituras durante esta semana”, ressalta o secretário Moacir.

Ações para fechar a programação
No fim da manhã, secretários, adjuntos, diretores e demais membros da administração realizaram um mutirão de limpeza nas classes das salas de aula da Carlos Drummond. No pátio da escola, foram plantadas algumas mudas de árvores com a ajuda do prefeito Busato, da vice Gisele, e dos secretários Airton Souza e José de Jesus D’Ávila.
A Defesa Civil esteve presente na escola, ofertando peças de roupas para a comunidade do Guajuviras. Finalizando as atividades culturais da semana, um grafite também foi pintado no palco do saguão, marcando a passagem da prefeitura na escola.

Herança para a comunidade escolar
Mais de 170 mil reais para melhorias na EMEF Carlos Drummond de Andrade. Este foi o saldo do investimento do programa Prefeitura Mais Perto na escola. O legado é comemorado tanto pelos professores e alunos, como também por toda a comunidade escolar.

A diretora Ana Lúcia Kercher comemorou o resultado das melhorias. “Graças a esses investimentos, conseguimos deixar a escola com uma aparência mais agradável, motivando todos os que chegam aqui, alunos, professores e familiares”, destaca a diretora. Para o lado de dentro do muro, todas as paredes externas das salas de aula receberam uma nova pintura. Além disso, ocorreram também reparos na rede elétrica e hidráulica, troca de luminárias, pavimentação interna, serviços de capina e poda de árvores, manutenção de jardins e a construção de um novo portão de acesso.

Você pode gostar...