7º Festival Internacional de Teatro * Canoas

Canoas vai respirar os encantos da dramaturgia entre 1º e 10 de setembro, quando acontece a 7ª edição do Festival Internacional de Teatro em Canoas (Festia). Durante os dez dias, a cidade recebe companhias teatrais do México, Rio de Janeiro, Alagoas e São Paulo, além dos grupos locais, para diferentes encontros regados a arte. “Todas as atividades são gratuitas e justamente pensadas para alcançar a todos, seja em locais de difícil acesso ou em lugares mais centrais”, explica o coordenador do Festia, Marcelo Militão.

Ao todo, serão 15 espetáculos gratuitos em diversos espaços de Canoas, atividades formativas, debates, workshops, lançamentos de livros, atrações musicais e intercâmbio cultural. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo, a programação vai se espalhar por parques, casas culturais e comunidades mais afastadas do Centro canoense.

Homenagem a João Silva Máximo

Um dos momentos mais aguardados, a homenagem da edição 2017 vai para o multiartista João Silva Máximo, que há 30 anos atua no teatro popular por meio de oficinas gratuitas, cursos, montagem de espetáculos e intervenções urbanas, além de ter fundado o grupo “Podem Ter Inço no Jardim”. No festival, Máximo ainda traz a exposição “Mãe Preta, Mãe África”, que ficará em cartaz na Casa das Artes Villa Mimosa durante o período.

Espetáculo de bonecos e show abrem festival

Quem abre a movimentada agenda do evento é o mexicano Daniel Toledo, que comanda, no Auditório da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, o espetáculo “Nocturnos”, inédito no Brasil. Conduzida por bonecos, a montagem conta a história de um homem que tenta se lembrar de uma melodia enquanto evoca memórias da noite, envolvendo o espectador em situações de mistério, aventura e sonhos. No mesmo dia, às 21h, no Estúdio Black Bird, a banda canoense Mondo Calado apresenta um som que mescla o peso, o groove e poesia de formas bem particulares.

De Pernas Pro Ar no Guajuviras

Entre os grupos locais, o destaque fica para o Grupo de Teatro “De Pernas Pro Ar”, de Canoas, que em 2018 completa 30 anos de fundação. Com a trupe, o público poderá conferir a performance de “O Lançador de Foguetes”, na sexta-feira (8), às 15h, na Praça da Juventude Nelson Mandela, no coração do bairro Guajuviras.

Você pode gostar...