Aniversário da cidade atrai número maior de visitantes à Feira do Livro * Canoas

Mais uma tarde ensolarada ditou o clima da Feira do Livro de Canoas – cidade que comemora o aniversário de 78 anos nesta terça-feira (27). A cada dia o público se familiariza mais com a programação e já chega à Praça da Bandeira sabendo o que quer fazer. “Já vim três vezes aqui e hoje voltei porque queria muito que eles fizessem um desenho meu”, conta Maria Eduarda Gonçalves, de 10 anos, sobre as ilustrações feitas na hora pela Família Falcote, que nos dias 3, 4 e 7 de julho ministram a Oficina de Desenho Cartum.

Em uma banca montada ao ar livre, o casal de cartunistas Jerri e Taise desenha em questão de segundos quem por ali passar. Mas além do tracejado rápido, os dois garantem que qualquer um pode desenhar, e são eles mesmos que ensinam. “Já tivemos um aluno de 85 anos que se emocionou por aprender a fazer um desenho, porque ensinamos de uma forma muito prática, a partir de números, letras e figuras geométricas”, explica Taise. “Damos aula para todas as idades. Uma mãe chegou até a duvidar que a filha de 4 anos tivesse feito o desenho sozinha, mas é porque esse método dá muito certo”, completa Jerri.

Atrações não faltam

Contação e cantação de histórias, oficina de papel reciclado, espetáculo musical, pocket show, sessões de autógrafos, poesia, cortes de cabelo gratuitos e apresentação da banda da Base Aérea de Canoas completaram o cenário de veranico em pleno mês de junho. Já no estande da troca de livros, onde é possível deixar uma obra e levar outra no lugar em todos os dias de feira, a procura é grande por publicações infantis e espíritas – gêneros também buscados entre as 22 bancas de livreiros.

Apesar de o fim do mês fazer a maioria segurar os gastos, a literatura espírita já mostrou um aumento de aproximadamente 25% nas vendas em relação aos dois primeiros dias de feira do ano passado, segundo a banca da Federação Espírita. “A gente sabe que a crise econômica faz com que as pessoas priorizem determinadas despesas, mas o primeiro final de semana foi melhor em comparação às edições anteriores”, avalia Anajara Tavares, da União Municipal Espírita. “A expectativa é que na semana que vem, que é início de mês, a procura ainda cresça.”

De Star Wars a séries de mangá

Se é preciso imaginação para mergulhar no mundo da leitura, para vestir personagens consagrados dos filmes e games é necessário muito mais: fantasiar, criar e colocar a mão na massa! No Concurso de Cosplay, que deu um book fotográfico ao vencedor, ícones da animação e do cinema viraram o centro das atenções pela caracterização inconfundível. Não é à toa que os brasileiros são considerados os melhores cosplayers do mundo!

Olhares atentos a cada detalhe, torcida e até tietagem tomaram conta do Auditório Ziraldo a cada personagem que chegava para a competição. De Lord Sith e Princesa Leia (Star Wars), Elza (Frozen) e Aurora (Bela Adormecida) até Raiden (Mortal Kombat) e o ninja Naruto, da série de mangá escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto, o desfile fez a plateia lotada viajar dos desenhos animados aos quadrinhos japoneses.

O último a subir no palco por quase perder a hora foi, no fim das contas, o escolhido pelos jurados – não antes de levar o público à loucura pela fantasia minuciosa feita de EVA. Caracterizado de Fantástico Jaspion, Alberto Leandro venceu a disputa – a primeira entre as muitas que pretende participar. “Tenho 42 anos e conheci o Jaspion aos 13. Quando eu era criança, sempre chorei muito porque nunca tive os bonequinhos. O tempo passou e agora eu realizo um sonho”, diz o ganhador do concurso.

Sala de Redação

Nesta terça, o evento literário atraiu mais do que os apaixonados por livros, mas também os amantes do rádio e dos esportes. No início da tarde, Pedro Ernesto Denardin entrou em campo com o clássico Sala de Redação, transmitido diretamente do encontro ao lado do seu já conhecido time: Guerrinha, Duda Garbi, Zé Victor Castiel e Gustavo Manhago, além do prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato. No centro da pauta, apostas para as quartas de final da Copa do Brasil, na qual o Grêmio joga nesta quarta-feira (28).

Você pode gostar...