CARRO VOADOR COM MOTOR BMW FAZ PRIMEIRO VOO ENTRE CIDADES

Ainda que pareça utópico, o sonho de termos um carro voador parece estar mais próximo da realidade do que imaginávamos. A empresa KleinVision, fundada em 2017 para criar o AirCar, realizou esta semana o primeiro voo de teste do modelo entre aeroportos de duas cidades na Europa.

O modelo decolou do aeroporto de Nitra, na Eslováquia, com destino a Bratislava, no mesmo país. O voo teve duração total de 35 minutos e teve como piloto o fundador da empresa e idealizador do carro voador, Stefan Klein.

O protótipo número 1 do AirCar possui motor 1.6 da BMW, com 160 cv de potência e hélice fixa. A transformação do modelo em avião ou carro leva menos de 3 minutos, com a operação elétrica de abertura ou rebatimento das asas retráteis. O modelo possui 2 lugares e pesa apenas 1.100 kg, o equivalente a um Volkswagen Polo. A capacidade de carga em voo é de 200 kg.

O modelo já realizou mais de 40 horas de voos em 142 testes, que incluíram a realização de manobras no ar. O modelo atingiu altitude de 8.200 pés (cerca de 2.500 metros) e chegou à velocidade máxima de cruzeiro de 103 nós (190 km/h).

A marca trabalha no desenvolvimento de um segundo protótipo do AirCar, com novo motor de 300 cv de potência e hélice de passo variável. O novo conjunto fará o modelo atingir 162 nós de velocidade (300 km/h), com autonomia de voo de 1.000 km, de acordo com o fabricante.

O objetivo da empresa com o protótipo 2 é receber a certificação CS-23 pela agência reguladora europeia. Ainda não há previsão de quando o carro voador AirCar estará disponível para compra – e nem se o preço será mais próximo a de um carro ou de um avião.

Você pode gostar...