Cidade celebra 78 anos com programação intensa * Canoas

Na Semana de Canoas, que acontece de 21 a 27 de junho, o aniversário de 78 anos da cidade é comemorado com uma extensa programação, que passeia por ações cívicas, culturais, educativas, esportivas e de cidadania. São muitas as atividades organizadas pela Diretoria de Integração Institucional em parceria com a Secretaria da Cultura e do Turismo, que vão desde oficinas e bate-papos até apresentações de dança e shows para a comunidade.

Reconhecimento

O roteiro, que celebra a emancipação política de Canoas, tem abertura oficial com a outorga da Medalha Pinto Bandeira, entregue na Praça da Emancipação na quarta-feira (21), às 10h. “Essa é a honraria máxima concedida pelo município a personalidades que contribuíram significativamente com o desenvolvimento local”, explica secretário especial da Coordenadoria de Integração Institucional, Ivo Lech. Neste ano, serão agraciados Ricardo Vasques Kulpa, Irmão Norberto Luis Nesello e Edy Maria Soares Majewsky.

Artes Plásticas na Casa dos Rosa

Também na quarta-feira (21), a Casa dos Rosa (Victor Barreto, 2.750) abre as portas para o lançamento da exposição “Memórias”, de Claudio Cupertino, às 19h. Com curadoria de Cézar Prestes, a seleção de obras relata um pouco da trajetória do artista plástico e pode ser conferida pelo público a partir de 22 de junho, das 9h às 18h de terça à sexta-feira e das 14h às 18h aos sábados e domingos.

Vivenciando a Diversidade

Temas que permeiam o universo da diversidade étnica, racial, sociocultural, religiosa ou de gênero vão compor o primeiro Workshop de Vivências: Criar, Construir e Viver, que acontece na quinta-feira (22), das 13h30 às 18h, na Instituição Pestalozzi (Guilherme Schell, 6206). Na programação, rodas de conversa sobre a violência contra a mulher, palestras com rappers, dança cigana, vivência com grupos de idosos e ato inter-religioso.

I Fórum Criar, Construir e Viver

Na sexta-feira (23), Canoas é a anfitriã do primeiro Fórum Criar, Construir e Viver, que traz 14 doutores e pesquisadores em áreas ligadas à cidadania em um debate sobre identidade, igualdade e políticas para comunidades tradicionais, juventude, idosos, mulheres e pessoas com deficiência. O painel, promovido no Auditório Sady Schiwitz (XV de Janeiro, 11), tem início às 17h.

37º Aniversário do Centro Olímpico

Outro local que apaga as velinhas dentro da Semana de Canoas é o Centro Olímpico Municipal, que completa 37 anos no dia 24 de junho. Em ritmo de festa, o centro comemora a data com uma programação intensa durante a semana. O encerramento, no sábado (24), acontece das 9h às 17h e reúne partidas de futsal, handebol, vôlei, basquete e basquete em cadeira de rodas. Já os aulões, a partir das 9h45, incluem alongamento, zumba, forró, ritmos, funcional para adultos e crianças e até ginástica familiar. A agenda conta ainda com rodas de capoeira, performances de skate, jogos de canastra e pingue-pongue, avaliação física e homenagens.

33ª Feira do Livro de Canoas

Uma das atrações mais tradicionais da cidade lança sua 33ª edição dentro da Semana de Canoas. De 24 de junho a 8 de julho, a Praça da Bandeira se transforma no palco da Feira do Livro deste ano, que traz dezenas de escritores para conversar de perto com o público sobre suas obras. Além dos bate-papos, a feira promove contação de histórias para a criançada, sessões de teatro e cinema e apresentações musicais. Com Demétrio Leite como patrono e Ziraldo como homenageado, a Feira do Livro vai fazer a cidade respirar literatura e arte.

Segunda edição do Domingo Alegre

Vem aí, dentro da Semana de Canoas, a segunda edição do Domingo Alegre, promovido pela primeira vez na cidade no bairro Guajuviras. No dia 25, as diversas atividades culturais, atrações musicais e serviços gratuitos oferecidos pelo evento acontecem no bairro Fátima, no centro do Loteamento Prata (Rua Alan Kardec), das 14h às 18h. “A descentralização cultural é presença constante nesta administração. Estamos possibilitando, nos quatro cantos da cidade, acesso à cultura com entrada franca”, lembra o secretário da Cultura e do Turismo, Mauri Grando.

História e Mobilidade Urbana

O penúltimo dia das comemorações, em 26 de junho, tem início às 9h30, na Antiga Estação Férrea (Victor Barreto, 140), com o projeto Canoas Para Lembrar Quem Somos, no qual agentes culturais, historiadores e subprefeitos irão contar os 78 anos da cidade a partir de suas vivências relacionadas aos fatos históricos.

O dia tem continuidade com o Seminário Taxista Legal, que conta com palestras sobre educação no trânsito e desenvolvimento humano, pessoal e profissional do taxista. Com entrega de selos de qualidade, o encontro acontece no Auditório do Colégio Cristo Redentor (Inconfidência, 1231), das 14h às 17h.

Confira a programação completa da Semana de Canoas:

DIA 21 DE JUNHO | QUARTA-FEIRA

10h – Abertura com a outorga da Medalha Pinto Bandeira
Local: Praça da Emancipação

12h – Menu de Negócios: almoço CDL
Local: Casa Rapach

19h – Abertura Exposição: “MEMÓRIAS”, do artista plástico internacional Claudio Cupertino
Local: Casa dos Rosa

DIA 22 DE JUNHO | QUINTA-FEIRA

13h30 às 18h – 1º Workshop de Vivências: Criar, Construir e Viver (Diretorias:Igualdade Racial, Mulher, Pessoa com Deficiência, Diversidade, Idoso, Juventude). Local: Instituição Pestalozzi (Guilherme Schell, 6206).

13h30: Abertura

14h: Diversidade: Ato Inter-Religioso

14h20: Pessoa Idosa: Vivências com Grupo de Idosos

14h50: Pessoa com deficiência: Palestra com os Rappers Thy Man e Alex

15h30: Coffee

16h20: Mulheres: Roda de Conversa sobre a rede de enfrentamento à violência contra a mulher

16h40: Igualdade Racial – Palestra sobre o Povo Cigano + Dança Cigana

17h10: Apresentação Alice Prado

17h20: Encerramento – Apresentação do Mural 78 anos

19h – Sessão Solene da Câmara de Vereadores
Local: Câmara Municipal de Canoas

DIA 23 DE JUNHO | SEXTA-FEIRA

17h – 1º Fórum Criar, Construir e Viver: Canoas 78 anos
Local: Auditório Sady Schiwitz

DIA 24 DE JUNHO | SÁBADO

9h às 17h – 37º Aniversário do Centro Olímpico Municipal
Local: Centro Olímpico Municipal (Igara)

16h – Abertura da Feira do Livro de Canoas
Local: Praça da Bandeira

DIA 25 DE JUNHO | DOMINGO

10h – Missa alusiva ao Padroeiro São Luís
Local: Igreja Matriz

12h – Almoço Festivo
Local: Salão Paroquial Igreja Matriz

14h – Domingo Alegre
Local: Loteamento Prata – Fátima

DIA 26 DE JUNHO | SEGUNDA-FEIRA

9h30 – Projeto Canoas para Lembrar Quem Somos
Local: Antiga Estação Férrea

14h às 17h – 1º Seminário Taxista Legal
Local: Auditório Colégio Cristo Redentor

DIA 27 DE JUNHO | TERÇA-FEIRA

8h00 – Hora Cívica nas Escolas da Rede Municipal

10h – Entrega de 16 Novos Ônibus
Local: Auditório Ziraldo (Praça da Bandeira)

17h – Entrega Medalha da Defesa Civil

Local: Auditório Ziraldo – Praça da Bandeira

18h – Apresentação da banda da Base Aérea
Local: Auditório Ziraldo – Praça da Bandeira

20h – Jantar oferecido pelo Clube Soroptimista
Local: Casa Blue Moon

Você pode gostar...