Conheça o Teatro Unisinos, que foi inaugurado em Porto Alegre

Porto Alegre ganhou nesta segunda-feira (31/7), não apenas um novo teatro, mas um dos espaços mais versáteis e modernos para receber eventos artísticos, acadêmicos e empresariais. Com capacidade para 510 pessoas distribuídas entre plateia e mezanino, o Teatro Unisinos é uma sala de dimensão maior do que o Teatro CIEE (419 lugares) e menor do que o Theatro São Pedro (664 lugares). Os três níveis da construção (térreo, intermediário e subsolo) somam 1,2 mil metros quadrados dentro do campus localizado na Av. Nilo Peçanha, 1.640.

Clique na foto para fazer um tour virtual

Em data escolhida para celebrar o aniversário de 48 anos da Unisinos, a cerimônia de inauguração para convidados foi a partir das 20h, com um concerto da Orquestra Unisinos Anchieta e solistas. Já o primeiro evento aberto ao público será um concerto gratuito da orquestra no dia 9 de setembro. Em 27 de outubro, será a vez do TEDxUnisinos 2017, com 12 palestrantes que falarão sobre o tema Novas Realidades.

O diferencial do Teatro Unisinos é o fato de ter sido concebido para receber, com igual excelência acústica, concertos de música clássica, espetáculos artísticos e eventos acadêmicos e empresariais. A formatação para cada uso é feita a partir da simples movimentação de placas de madeira no fundo e nas laterais do palco. As poltronas foram encomendadas nos moldes da Sala São Paulo, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, com uma diferença: contam com pranchetas retráteis para anotações, úteis em aulas e palestras.

A parte mais surpreendente, no entanto, é a possibilidade de as lâminas de madeira e de vidro do fundo do palco serem completamente abertas, dando visibilidade para quem estiver no lado externo do teatro. O público poderá se acomodar no pátio da biblioteca, no subsolo, ou nas arquibancadas da esplanada da área principal, no nível da rua. Espetáculos poderão, inclusive, ser concebidos para apresentação ao ar livre.

Os frequentadores do teatro terão à disposição os quatro andares de estacionamento do complexo e as opções de gastronomia do Espaço Unisinos. Cristiano Richter, diretor do campus Unisinos Porto Alegre, explica:

– O teatro trabalha de forma integrada mas independente do campus. Seu objetivo é promover a cultura e o relacionamento da Unisinos com o mercado e a sociedade.

Idealizado com o conceito box in box, o espaço é uma espécie caixa isolada de ruídos externos dentro de uma segunda caixa de concreto. Orçada em R$ 15 milhões, financiados por meio de investimento direto da Associação Antônio Vieira (mantenedora da Unisinos), a caixa interna foi construída em 120 dias.

O teatro conta com equipamentos próprios de iluminação (com tecnologia LED) e som, além de estúdio de TV – é possível, por exemplo, gravar o DVD de um show. Tudo foi pensado dentro do princípio do campus de prezar pela sustentabilidade e pela eficiência energética. As modernas caixas de som nas laterais e acima do palco têm espessura fina e discreta (também há uma caixa inferior para os sons graves). Evandro Matté, diretor artístico da Orquestra Unisinos Anchieta e coordenador cultural da universidade, afirma:

– É possível fazer um show de rock e ainda deixar todo mundo surdo. Por isso, não se deve usar mais do que o volume 5.

Além dos eventos já divulgados, o Teatro Unisinos terá datas disponíveis para agendamento de atividades a partir de novembro. Embora a infraestrutura esteja pronta, até lá será implantada a gestão operacional, incluindo a instalação de software e sistema de telefonia.

9 de setembro
Primeiro evento aberto ao público: concerto da Orquestra Unisinos Anchieta, às 20h, com entrada franca. Informações sobre retirada de senhas estarão disponíveis, ainda sem previsão de data, no site unisinos.br/orquestra.

27 de outubro
Primeira conferência: TEDxUnisinos 2017, com 12 palestrantes que falarão sobre o tema Novas Realidades. Inscrições a partir de setembro pelo site tedxunisinos.com.br.

Você pode gostar...