Construsul 2023: Maior Feira Internacional da Construção na região Sul do Brasil é aberta em Porto Alegre

A 24ª edição da Construsul – Feira Internacional da Construção foi oficialmente inaugurada no início da tarde desta terça-feira (01/08) nos Pavilhões da FIERGS, em Porto Alegre. Com uma abrangência ampla e diversificada em seus sub-setores, a Construsul tem se destacado ao longo dos anos como um espaço de excelência para o encontro de profissionais, empresas e especialistas da indústria da construção. O evento é uma oportunidade única para conhecer as últimas novidades, estabelecer parcerias estratégicas e ampliar o networking, reunindo as principais empresas e marcas do setor.

A cerimônia de abertura iniciou às 13h com a presença de diversas autoridades e representantes políticos. A solenidade começou com o Hino do Rio Grande do Sul, executado pela soprano Cristina Sorrentino, acompanhada por Karlo Kulpa. Em seguida, as autoridades proferiram breves discursos expressando suas saudações e votos de sucesso para a Construsul 2023. O diretor da Sul Eventos, Paulo Richter, ressaltou o ambiente festivo proporcionado pelo evento.

“Esta é a celebração do setor. Tudo que se refere à construção civil está aqui. Queremos é produzir. Queremos é gerar riqueza, empregos, e a construção civil é o meio mais rápido de proporcionar isso”, afirmou.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, ressaltou a importância do evento para cidade de Porto Alegre.

“É uma cadeia muito grande que passa pelo operário, pela madeireira, pelo serralheiro, pelo arquiteto, pelo engenheiro e pelos operários. Enfim, é uma gama muito grande de pessoas. Quando o Brasil vai bem, a construção civil vai bem. Já tivemos momentos de alta e de baixa e eu entendo que Porto Alegre vive um bom momento. Esta feira é inovadora, e todo mundo aprende um pouco e faz negócio. Em nome da cidade quero agradecer mais um evento, porque movimenta a cidade, hotéis, restaurantes e os prestadores de serviços”, afirmou.

Para o presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, o cenário atual é promissor. Em sua manifestação, lembrou que a construção civil é uma indústria que consegue ter uma rápida transformação e empregabilidade.

“A feira vem num momento de consolidação desse movimento e é um elemento importante de realização de negócios e aproximação da cadeia produtiva. O setor envolve desde a concepção do projeto até a manutenção e mais de noventa cadeias produtivas. A feira é um momento de agregar tudo isso”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Adjunto do RS, Derly Cunha Fialho, destacou a importância para o desenvolvimento econômico como fator de geração de bem-estar para humanidade. 

“Conhecimento, informação, pesquisa, tecnologia, guardada em livros ou laboratórios tem valor relativo. Só tem significado quando os empreendedores se apropriam disso tudo e transformam em bens e serviços para melhorar o bem-estar da humanidade. O setor tem um papel fundamental nisso, pois é capaz de gerar renda e tirar países das crises”, afirmou.

O representante da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Felipe Camozzato, expressou o orgulho do estado do Rio Grande do Sul sediar mais uma vez a Construsul.

“É um evento de um setor fundamental para o desenvolvimento econômico, para não dizer um motor econômico. Eu era vereador quando aprovamos uma série de projetos que ajudaram este e outros setores a se desenvolverem, e temos visto Porto Alegre conseguir manchetes positivas através do seu desenvolvimento. É isso que o estado do Rio Grande do Sul também precisa, é isso que buscamos, e por isso que é um prazer receber a todos que estão vindo de outros estados, de outros países, que estão nos visitando aqui no Rio Grande do Sul através da Construsul”, discursou.

O representante da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Idenir Cecchin, enalteceu o mérito da Feira ao trazer empresas referência no setor.

“Muitas coisas mudaram após a pandemia, e se faz aqui uma grande feira novamente. Vocês inovaram, aumentaram o tamanho e trouxeram os empresários para cá. É também importante lembrar as ações que a Prefeitura, através do prefeito Sebastião Melo, vem tomando, pois mandou fazer muitas modificações para facilitar e para desatar alguns nós para que projetos andassem com celeridade e para que a cidade pudesse progredir”, relatou.

Logo após as falas das autoridades, foi realizado o descerramento da fita inaugural, que marcou a abertura oficial da feira. As autoridades presentes conduziram o ato, dando início à visitação dos pavilhões e estandes, onde os participantes poderão conferir as mais recentes inovações, tecnologias e produtos do setor da construção civil.

Você pode gostar...