De forma inédita na história de Canoas, Prefeitura empossa diretores e vice-diretores eleitos à Educação Infantil

“Todos os profissionais da educação infantil sonharam algum dia com esse momento. É uma reivindicação histórica de mais de 20 anos que foi atendida pela Prefeitura”, disse a secretária da Educação Neka Freitas em frente à plateia lotada de professores, familiares e comunidade escolar. A cerimônia inédita na história de Canoas empossou a direção de 30 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) eleita pelas respectivas comunidades escolares e concretizou o desejo antigo de educadores e sindicatos.

Até o último ano, os cargos de diretor das EMEIs eram preenchidos por meio de indicações, o que impedia o poder de decisão por voto e a autonomia de quem frequentava as escolas diariamente. A mudança na legislação surgiu de um Projeto de Lei criado pelas secretarias de Planejamento e Gestão (SMPG) e Educação (SME), Procuradoria-Geral do Município (PGM), Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Educação, Sindicato e representantes dos professores.

“São muitos os deveres que assumimos como diretoras. Estamos traçando a história junto à comunidade em busca de oportunizar às crianças o aprendizado e a felicidade que elas merecem”, relataram as diretoras Deborah Zanoni, da EMEI Pedacinho de Chão, e Ana Lúcia do Amaral, da Vovó Doralice. Visivelmente emocionadas, as professoras representaram no palco todas as colegas eleitas e agradeceram a oportunidade de trabalho concedida para este triênio.

Em entrevista, Magda Lopes, eleita ao cargo de vice-diretora da EMEI Gente Miúda, revelou nunca ter sentido tamanho reconhecimento profissional. “Antes, a falta de atenção dos governantes fazia a gente se sentir à margem. É um marco no município, a educação infantil agora está sendo tratada com respeito e dignidade”, respondeu. A professora com 28 anos de experiência recebeu a visita da Prefeitura em sua escola antes da cerimônia: “Vi o quanto eles estão realmente preocupados com a situação da nossa infraestrutura e dispostos a fazer melhorias nela”.

A diretora Cilene Silveira inicia a gestão da EMEI Pingo de Gente com muita expectativa quanto à participação de pais, mães e moradores do bairro Mathias Velho no desenvolvimento das crianças. “Agradecemos a confiança e os votos da comunidade, mas contamos com todos para ampliar o nosso trabalho em busca de melhores condições de ensino”, disse a professora com mais de 12 anos de atuação.

A vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed, lembrou aos presentes que uma das missões no plano de governo era transformar a rede municipal de ensino em um processo transparente e democrático: “Reconhecemos a importância da educação infantil e da valorização dos educadores para a formação das nossas crianças. Canoas está mostrando que investir em educação é fundamental para termos uma cidade melhor”. Gisele aproveitou o momento para também anunciar que uniformes e kits novos serão distribuídos aos alunos a partir de março.

O prefeito Luiz Carlos Busato revelou que, apesar dos inúmeros desafios financeiros enfrentados pela Prefeitura, as escolas municipais recebem hoje um dos maiores investimentos da história. “A educação é prioridade desta gestão e é por isso que estamos trabalhando para reformar as escolas, ampliar vagas e melhorar cada vez mais a qualidade do ensino”, concluiu.

Você pode gostar...