Fórum destaca atenção à saúde da pessoa com deficiência

Em mais uma atividade da XX Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, será realizado nesta sexta-feira (25), na Associação Pestalozzi de Canoas, o Fórum Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. O encontro, das 13h30 às 17h, vai abordar as políticas públicas na área da saúde referentes a este segmento, enfocando os avanços e os desafios com relação à legislação vigente.

“O fórum tem como objetivo debater as políticas públicas de atenção à saúde das pessoas com deficiência, abordando ações estaduais e municipais sobre este tema”, ressalta o assessor da Diretoria da Pessoa com Deficiência de Canoas, Eri Domingos da Silva.

O painel “Políticas públicas de atenção à saúde da pessoa com deficiência: avanços e desafios“, ocorre às 14h. Participam as representantes das secretarias estadual e municipal da Saúde, respectivamente, Nátali Carina Dolvitsch Pfluck e Loara Helena Maciel Barbosa.

Na sequência, às 15h40, será promovida a mesa redonda “O processo de reabilitação da pessoa com deficiência: avanços, desafios e perspectivas“, com a presença de representantes de quatro áreas de pessoas com deficiência (física, visual, auditiva e intelectual). São eles: o coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Adilso Luis Pimentel Corlassoli; a gestora da Associação Canoense de Deficientes Físicos na área da Inclusão e Defesa de Direitos, Lúcia Vargas da Cunha; a psicóloga clínica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Canoas, Amanda Rosa Selois de Moura e o graduado em Recursos Humanos Everton Wasem.

A XX Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que é uma realização da Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdip), encerra na próxima segunda-feira (28). As inscrições para participar do Fórum podem ser feitas no site da Prefeitura de Canoas www.canoas.rs.gov.br

Programação

13h30 – Abertura Oficial

14h – Painel “Políticas públicas de atenção à saúde da pessoa com deficiência: avanços e desafios

14h50 – Questionamentos

15h10 – Apresentação artística com a Associação Pestalozzi

15h20 – Intervalo

15h40 – Mesa redonda “O processo de reabilitação da pessoa com deficiência – avanços, desafios e perspectivas

16h40 – Grupo condutor de atenção à saúde da pessoa com deficiência: histórico e ações para a manutenção do plano

17h – Encerramento

Mais sobre os participantes da Mesa Redonda

Adilso Luís Pimentel Corlassoli (Representante da área de deficiência visual)

Coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos
Conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Sul (COEPEDE/RS)
Presidente da União de Cegos do Rio Grande do Sul
Especialista em Educação Especial.

Lúcia Vargas da Cunha (Representante na área da Deficiência Física)

Gestora da ACADEF na área da Inclusão e Defesa de Direitos.
Representação em Conselhos de Gestão e de Direitos.

Amanda Rosa Selois de Moura (Representante na área da Deficiência Intelectual)
Psicóloga Clínica na APAE de Canoas.

Everton Wasem (Representante na área da Deficiência Auditiva)
Formação em Recursos Humanos e cursando especialização em Psicopedagogia

Você pode gostar...