Horário estendido nos postos de Saúde atende mais de 7 mil canoenses * Canoas

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de abrir em horário estendido as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), entre 17h e 21h, permitiu que mais de 7 mil pessoas fossem atendidas de 22 de maio até o momento nos postos já contemplados pela decisão. Nesta semana, a unidade Estância Velha funcionou no horário ampliado.

A primeira UBS que funcionou no turno estendido foi a União, no Mathias Velho, dentro da programação do primeiro Prefeitura Mais Perto. Na ocasião o atendimento foi realizado até o sábado. A iniciativa da SMS também contemplou as UBS´s Concoban, Mato Grande e Rio Branco. Para ampliar o acesso da população aos serviços também está presente nos dias de trabalho estendido a carreta do Grupo de Apoio e Prevenção à Medicina (Gamp).

Recadastramento

A Secretaria Municipal da Saúde de Canoas anuncia a prorrogação do prazo até o dia 30 deste mês para o recadastramento dos usuários que possuem demandas de atendimento em consultas, exames ou cirurgias no município, entre os anos de 2012 e 2016. Aproximadamente 18 mil pessoas não foram localizadas até o momento.

O usuário que não foi convocado pelo Mutirão da Saúde deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde (rua Dr.Barcelos, 1.600) para confirmação dos dados cadastrais, entre 9h e 17h. Quem não comparecer deixará a fila da demanda reprimida no município.

A Prefeitura identificou, no início de janeiro, um total de 153 mil procedimentos atrasados. Desde o início da Operação Saúde Já, com os mutirões, foram atendidos 83.340 mil pessoas dentro dos procedimentos de consultas, exames e cirurgias que estavam atrasados. Um total de 15,7 mil pacientes buscaram resolver sua demanda na rede particular, informaram que não necessitavam mais do tratamento ou faleceram. Além disso, outras 35,3 mil pessoas são moradores de fora de Canoas e, para receber atendimento, terão que comprovar residência no município para consultas de atenção primária na UBS.

Você pode gostar...