IPHONE 13 COM DOBRO DE MEMÓRIA? VEJA APOSTAS PARA O EVENTO DA APPLE

O iPhone 13 será finalmente revelado pela Apple num evento especial de lançamento marcado para esta terça-feira (14) às 14h. Além do sucessor do iPhone 12 convencional, são esperadas outras três variantes: iPhone 13 Mini, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Desta vez há expectativa de que a empresa da maçã ofereça armazenamento superior para arquivos, fotos e apps, com até 1 TB, o dobro do limite da geração atual.

A nova geração do iPhone também deve trazer novidades como o recurso de Always On Display, que deixa a tela sempre ligada e que aparece há anos em produtos da Samsung e outras rivais. Outras mudanças esperadas são o retorno do Touch ID e a aguardada tela de 120 Hz. Apesar das alterações internas previstas para o modelo, a expectativa é de que o design externo pouco se altere.

ATÉ 1 TB DE ARMAZENAMENTO 

Uma das novidades da nova geração de celulares da Apple deve ser o armazenamento de até 1 TB para os modelos iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Isso é quase o dobro do espaço encontrado na versão topo de linha do iPhone 12, que oferece 512 GB. Tal valor deve ser o menor oferecido para a décima terceira geração de celulares, que deve abolir a versão de 256 GB.

RETORNO DO TOUCH ID

A Apple aboliu o sensor de impressão digital e passou a utilizar o desbloqueio por identificação facial desde o lançamento do iPhone X. No entanto, no atual cenário global marcado pela utilização de máscaras por grande parte da população do planeta, a previsão é a de que o Touch ID retorne no iPhone 13, desta vez embutido na própria tela, como ocorre em celulares de concorrentes.

TELA DE 120 HZ

A aguardada tela de 120 Hz pode ser outra novidade na apresentação da próxima semana. Tecnologia presente no iPad Pro, tal display traz uma taxa de atualização mais rápida que a maioria dos celulares do mercado, que costumam oferecer 60 Hz.

Visores com essa capacidade podem ser úteis para garantir mais qualidade gráfica em jogos ou obter efeitos mais fluidos em exibição de séries e filmes. Vale destacar que já há opções de smartphones ainda mais poderosos neste quesito, com telas de 144 Hz.

ALWAYS ON DISPLAY 

Outra novidade que a Apple pode implementar na nova linha de smartphones é a tecnologia Always On Display, que faz com que a tela fique sempre ligada. Presente em celulares Android desde 2016 – ano do Galaxy S7 –, o recurso exibe ícones de notificação, horário e nível de bateria sob um efeito esmaecido o tempo todo, mesmo quando o aparelho está parado.

NOTCH MENOR 

O iPhone 13 finalmente deve passar por uma recauchutagem no notch, o recorte na área de cima em que ficam alojados a câmera frontal e outros sensores. A Apple deve empregar um novo sensor de imagem até 50% menor do que o usado anteriormente. Com isso, é provável que o notch também diminua consideravelmente. Microfone e o alto-falante seriam recolocados na moldura do dispositivo.

NOVAS CÂMERAS, BATERIA MEIOR E CONTINUIDADE DO LIGHTNING

O iPhone 13 pode chegar ao mercado com bateria mais parruda, para alegria dos consumidores mais exigentes. Esta é uma das mais recentes projeções do analista Ming-Chi Kuo, famoso por acertar previsões sobre a Apple. Os novos celulares também devem ser mais pesados que os antecessores.

No quesito fotografia, Kuo acredita que a estabilização de imagem com deslocamento de sensor presente no iPhone 12 Pro Max deve se expandir para toda a linha iPhone 13. O recurso lançado de 2020 foi celebrado entre creators de audiovisual. Espera-se ainda que os modelos Pro e Pro Max cheguem com sensor ultra wide atualizado, com abertura maior de f/1.8 e foco automático, além de sensores ligeiramente maiores que os presentes no iPhone 12.

Por fim, Kuo prevê que o tradicional conector Lightning deve permanecer em todos os modelos da nova linha, descartando especulações anteriores que sugeriam a adoção da entrada USB-C ou que propunham um iPhone sem nenhuma porta, dependendo apenas do carregamento sem fio. De acordo com o analista, “o ecossistema MagSafe não está maduro o suficiente”.

LIGAÇÕES DE EMERGÊNCIA VIA SATÉLITE

Um dos assuntos mais comentados das últimas semanas foi a possibilidade de o iPhone 13 estrear um sistema de conexão por satélite, que permitiria aos usuários se comunicarem até em regiões sem cobertura 3G, 4G ou 5G. Isso seria possível com o uso da tecnologia de “comunicação por satélite de órbita baixa” (LEO, na sigla em inglês).

A funcionalidade seria apenas para chamadas de emergência, em situações de crise. Apesar das especulações, especialistas apontam que essa tecnologia ficará para a futuras gerações do celular.

Apesar do grande número de notícias sobre as novidades no iPhone 13, é bom lembrar que a Apple ainda não confirmou nenhuma informação. Logo, até o momento, tudo o que saiu sobre o telefone não passa de rumor. Fato é que daqui a poucos dias o mundo conhecerá a nova geração do modelo, que, como de costume, deve gerar o entusiasmo dos fãs da marca. Os preços permanecem em segredo.

RELÓGIO, FONE E TABLET 

Tradicionalmente o evento de setembro da Apple ganha as manchetes por causa dos celulares. Ainda assim, são esperadas renovações na linha de relógios, com o anúncio do Apple Watch 7; nos fones de ouvido, com o suposto AirPods 3; e nos tablets, com um novo iPad Mini. Os sistemas compatíveis com estes produtos também devem ser oficializados pela marca.

Você pode gostar...