Magia do teatro preenche o dia de 900 crianças * Canoas

Depois de entrar para o cardápio da merenda escolar, o suco de uva tem ganhado vários palcos pelo Rio Grande do Sul junto à magia do Teatro Viajante, realizado pelo Ministério da Cultura. Após passagem por Porto Alegre, São Leopoldo, Caxias do Sul e Bento Gonçalves, chegou a vez de Canoas abrir as portas da cidade para a trupe do espetáculo “No Mundo do Suco de Uva”, assistido por cerca de 900 estudantes nesta terça-feira (29). “O teatro é um tipo de arte que ainda não é acessível para todas as crianças, por isso escolhemos levar até elas peças que trouxessem um conteúdo educativo como a alimentação saudável, que é o tema desse projeto”, explica a produtora cultural Beatriz Noskoski.

Menos salgadinho, mais fruta!

Apresentada em três sessões gratuitas no Hangar Cultural, no bairro Guajuviras, a montagem musical itinerante chegou em Canoas com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo, e recebeu alunos do Ensino Fundamental da rede pública do município. “Essa peça é uma iniciativa fundamental para influenciar as crianças em suas escolhas alimentares, que é algo que a gente já vem trabalhando, principalmente porque hoje elas são muito apegadas a salgadinhos, bolachinhas, refrigerantes e doces”, comenta a professora Luci Petrola, da Escola Cônego José Leão.

A história, ambientada na Serra Gaúcha, conta com as peripécias do mascote Vavu, que se alimenta da bebida fabricada com a fruta típica da região para recuperar a energia. Também aberta à comunidade, a atração foi acompanhada por ninguém mais, ninguém menos do que o protagonista da trama: o suco de uva – distribuído para a criançada na plateia junto a uma revistinha de jogos sobre a importância dessa fruta na alimentação. Entre as lições espalhadas por oito páginas estão a diferença entre suco, néctar, refresco e refrigerante, além dos benefícios da uva para o organismo, como melhorias para a memória, para o coração e para a atividade cerebral.

Você pode gostar...