NEREU CRISPIM: PL 4402/20 – PROPÕE CONTROLE DA PROLIFERAÇÃO DE JAVALIS

Deputado Nereu Crispim apresentou pedido de urgência ao PL 4402/2020, de sua autoria, que propõe a instituição do Sistema Integrado de Manejo de Fauna – SIMAF, como sistema eletrônico para recebimento de declarações e relatórios de manejo da espécie exótica invasora javali. Considerando que o javali é um animal que vive em liberdade em todo o território nacional sendo vedada a prática de quaisquer maus-tratos aos animais. Acontece que, sem um predador natural, a espécie tem crescido ano após ano e o prejuízo para o produtor rural é cada vez maior, além disso há diversos registros de ataques à pessoas.

O parlamentar explica que há uma enorme necessidade de haver maior regulamentação e medidas de captura e controle destes animais: “os Javalis desequilibram o ecossistema e geram um prejuízo enorme ao meio ambiente.  O mamífero também tem atacado e causado a morte de pessoas. Por serem mais agressivos, competem por alimento, e causam danos à regeneração de florestas”

Veja a tramitação do Projeto:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1926179&filename=PL+4402/2020

ENTENDA:

O javali (Sus scrofa scrofa) é uma espécie originária da Europa, introduzida no Brasil há muitos anos, e que se tornou asselvajada e fora de controle. Foi trazido para ser criado, mas escapou ao cultivo, passou a fazer populações cada vez maiores na natureza e entrou na classe de espécies exóticas invasoras.

Por essas razões, o  javali precisa ser controlado. Não deveria existir na natureza brasileira, não faz parte da nossa biodiversidade e é uma ameaça à sua conservação. Biodiversidade é o resultado de milhões de anos de evolução natural e equilíbrio de espécies e populações. Esta interferência causada por espécies exóticas invasoras constitui atualmente a segunda grande causa de perda de diversidade biológica no planeta. Só perde para a conversão direta de ambientes para uso humano, que faz redução de hábitat em maior extensão.

fonte: Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental

Você pode gostar...