O PERFIL DO SEU CANDIDATO ESTÁ NA INTERNET

Nesse espaço, estão informações diversas sobre os candidatos, tais como biografia, número que utiliza na campanha e na urna, partido e situação da candidatura. Além disso, é possível conhecer a composição da coligação que o apoia (se for o caso), o site do candidato, o limite de gastos de campanha e a proposta de governo, bem como a descrição dos bens que possui e respectivos valores. A consulta ao perfil dos candidatos também pode ser realizada nos assistentes virtuais nas redes sociais do TSE. Para isso, visite os perfis oficiais do Tribunal (@TSEJus no Facebook e @TSEjusbr no Twitter), envie uma mensagem pelo botão em destaque e, nesse campo, pergunte sobre os candidatos desejados ou navegue pelo menu de opções.

No DivulgaCandContas, ainda é possível consultar os valores arrecadados pelo candidato para a campanha eleitoral e o quanto foi gasto até o momento. Para isso, é preciso verificar as receitas e as despesas na mesma página de cada político. Todos estão obrigados a declarar o que entrou e o que saiu da sua conta de campanha a cada 72 horas, contadas do recebimento do dinheiro. A regra está prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Cola eleitoral

Após consultar os candidatos e decidir em quem votar, os eleitores podem utilizar a chamada “cola eleitoral”, disponível no Portal do TSE, para anotar o número dos escolhidos. A medida é importante para a lembrança dos números no dia da votação, além de reduzir o tempo de permanência na seção eleitoral, detalhe importante nesses tempos de pandemia de Covid-19. Também já está no ar o simulador de votação, com candidatos fictícios, para que o eleitor possa treinar o voto na urna eletrônica antes de chegar à sua seção eleitoral.

TSE

Você pode gostar...