Porto Alegre: Confeitaria Artesanal ganha entidade representativa no Estado
Durante a ChocolaTCHÊ – 1ª Feira e Congresso de Confeitaria Artesanal do Rio Grande do Sul, que aconteceu nesta terça-feira (12), no Centro de Eventos do BarraShopping Sul, foi lançada a Associação Gaúcha de Confeitaria Artesanal (AGCA). A entidade visa dar voz ao segmento e representar os interesses comuns da classe no Rio Grande do Sul, que se destaca na quarta colocação entre os Estados que mais reúnem profissionais da confeitaria no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela ZupGo, plataforma digital de gestão de confeitarias, em parceria com a Associação Brasileira de Comércio de Artigos para Festas (ASBRAFE).
Segundo o estudo, atualmente, 54% das confeitarias tem empresa aberta e 69% possuem uma marca (logotipo). Para a presidente da entidade, Tatiane Xavier, a confeitaria artesanal merece o reconhecimento da sociedade. “A confeitaria não é só um bolinho, não é um bico ou uma renda extra. É uma profissão que sustenta famílias e movimenta a economia de diversas maneiras, desde a geração de empregos até o fomento da indústria, comércio e logística”, destaca.
Dentre as ações planejadas pela Associação, estão a formalização e profissionalização dos confeiteiros e confeiteiras, busca de plataformas de comercialização adequadas para a realidade dos empreendedores e modelos de negócio que atendam às demandas operacionais do mercado atual. “Vamos ressignificar a confeitaria, buscando soluções de desenvolvimento que elevem a atividade ao caminho da excelência, sempre tendo em vista a cooperação e o bem-estar comum”, acrescenta Tatiane.
A AGCA conta com apoio do Instituto Sul Doce, braço educacional nas áreas da confeitaria, gastronomia e panificação da Sul Doce Atacado & Varejo, que tem 43 anos de mercado.
@enfatomulticomunicacao