PORTO ALEGRE: FÓRUM DA LIBERDADE 2023 COM NOVO FORMATO
Fórum da Liberdade terá novo formato na edição de 2023
O 36º Fórum da Liberdade, que acontece nos dias 13 e 14 de abril, na Pucrs, terá um novo formato com atrações no estilo “festival”. Além dos tradicionais painéis que debatem economia, política e filosofia, o evento vai focar na experiência dos participantes, apostando em apresentações artísticas e musicais, com confraternizações que visam conexões no mundo do mercado. Esta também é a primeira vez que o Fórum ocorre na quinta e sexta-feira, a pedido dos participantes. O evento é organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), entidade sediada em Porto Alegre.
“A ideia é fazer com que esses assuntos, muitas vezes densos, possam ser tratados de forma mais humana e calorosa. Os festivais têm esse caráter dinâmico, de muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, essa é a nossa proposta neste ano”, explica o diretor do Fórum da Liberdade, Matheus Macedo, também responsável pelo cargo de Relações Instituicionais do IEE.
A outra novidade da edição é o almoço de abertura e a festa de encerramento, que irão ocorrer no salão nobre da Catedral Metropolitana, diferentemente dos outros anos, quando o encontro era realizado na Associação Leopoldina Juvenil. “Queremos levar nossos ideais para o centro do debate, é simbólico ter estes momentos na Praça dos Três Poderes”, disse o diretor. Além disso, é uma forma de unir as gerações, com o público jovem e universitário e frequentando um lugar clássico, que também contempla o público mais antigo do Fórum.
Conforme explicou a diretora de comunicação do IEE, Fernanda De Gasperin, a 36ª edição não terá apenas um tema, mas tratará das “várias liberdades.” Em outras palavras, a liberdade – no sentido em que acreditam os liberais (econômica, de expressão e religiosa) – irá permear debates sobre economia, agronegócio, filantropia, arquitetura, cidades, planejamento e outros assuntos.
Seguindo o conceito de trazer a experiência e a inovação para o evento, será inspirado na obra Alice no País das Maravilhas, do escritor inglês Lewis Carroll. “Será Alice no País das liberdades. A diferença é que colocamos como pano de fundo a floresta tropical, porque acreditamos nesses ideais na sociedade brasileira”, afirmou Fernanda. O projeto conceitual também estará no livro a ser lançado pelo Instituto de Estudos Empresariais.
Entre os painelistas confirmados estão o economista e empresário Jorge Paulo Lemman, para falar de Filantropia, a CEO da FarmCom, Camilla Telles, para tratar de agronegócio, e o professor de Economia do Instituto Federal de Goiás (IFG), Adriano Paranaíba, para abordar Plano Diretor e mobilidade urbana.
Durante o evento, também serão lançados livros de autores estrangeiros, como o Superabundance: The Story of Population Growth, Innovation, and Human Flourishing on an Infinitely Bountiful Planet, de Marian Tupy e Gale Pooley.
Na área artística, a organização do Fórum está trabalhando em conjunto com o diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Evandro Matté, para apresentar músicas de concerto e sons populares.
A meta de público é de 6 mil participantes, sendo a maioria de Porto Alegre e Região Metropolitana e estudantes, segundo os organizadores. Em dezembro, quando o Fórum realizou a pré-venda de ingressos, ainda sem confirmação dos palestrantes, 500 pessoas garantiram o passaporte. “Já conseguimos metade da receita do ano passado só no pré-lançamento”, adiantou Macedo.
As informações sobre a programação do Fórum da Liberdade 2023 foram divulgadas pelos diretores do IEE, Matheus Macedo e Fernanda Gasperin, durante visita ao Jornal do Comércio na tarde desta terça-feira (10), quando foram recebidos pelo diretor de Operações do JC, Giovanni Jarros Tumelero.
Quando: 13 e 14 de abril
Onde: Espaços da Pucrs e Salão Nobre da Catedral Metropolitana
Inscrições: pelo SITE
Fórum da Liberdade 2023 terá mais de 20 horas de palestras e apresentações
Afinal, somos um país livre ou não? É essa indagação que perpassa o Fórum da Liberdade 2023. Centrado em um tema lúdico, “Alice no País das Liberdades”, o evento contará com mais de 40 palestrantes nacionais e internacionais. Serão mais de 20 horas de palestras e apresentações. Os ingressos estão sendo vendidos em https://fl23.com.br/. Devido ao esgotamento de ingressos, haverá transmissão online do evento no palco principal pelo canal no YouTube do FL.
Os painéis previstos bebem na fonte de inspiração para o tema do FL, o clássico de Lewis Carrol “Alice no País das Maravilhas”, com assuntos como “Chá das cinco: como uma dose de liberdade pode mudar vidas?”, “Os dois lados da moeda: um lado fará você crescer, o outro fará você diminuir” e “Cortem as cabeças”: Brasil, império da lei ou o império do homem?”.
Dois painéis reúnem times de especialistas que prometem dissecar questões essenciais da atualidade. O planejamento das cidades será debatido pelo trio formado pelo urbanista francês Alain Bertaud, pelo empresário, advogado, ativista político e publicitário alemão Titus Gebel, e por Adriano Paranaíba, que é professor, economista e doutor em Transportes pela Universidade de Brasília.
Já o agronegócio brasileiro será pauta de Nei César Mânica (presidente da Cotrijal e da Expodireto Cotrijal), Joaquim Leite (ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil no governo Bolsonaro), Antônio Cabrera (ministro da Agricultura no governo Collor) e Camila Telles (comunicadora, produtora rural e fundadora da FarmCom).
A política brasileira será tratada no FL por dois governadores, Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Romeu Zema (Minas Gerais). O foco da conversa será nos rumos políticos do país no momento atual.
Programação completa
QUINTA-FEIRA, 13/4
12h – Almoço CMPC de Abertura do Fórum da Liberdade 2023 (exclusivo ingresso Almoço), com palestra de Leandro Narloch, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana
— PROGRAMAÇÃO DO AUDITÓRIO PRINCIPAL — PUCRS
16h30 – Bons conselhos: a economia das parábolas
PAINELISTA: Robert Sirico
17h30 – Prêmio Liberdade de Imprensa: Leda Nagle
18h – Os rumos políticos do Brasil: para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve
PAINELISTAS: Romeu Zema e Eduardo Leite
20h – Entrega do Prêmio Libertas: Flávio Augusto da Silva
20h15 – Chá das cinco: como uma dose de liberdade pode mudar vidas?
PAINELISTAS: Antonella Marty, Martin Krause e Diogo Costa
21h15 – Atração cultural de encerramento
SEXTA-FEIRA, 14/4
— PROGRAMAÇÃO DO AUDITÓRIO PRINCIPAL — PUCRS
9h – “Cortem as cabeças”: Brasil, Império da lei ou o império do homem?
PAINELISTAS: Leonardo Lamachia, Marcel van Hattem e Ricardo Gomes
10h30 – Agronegócio: vilão ou o bolo do crescimento brasileiro?
PAINELISTAS: Antônio Cabrera, Camila Telles, Joaquim Leite e Nei César Mânica
12h – intervalo para almoço
13h50 – 27º Pensamentos Liberais, com Fabrício Camozzato
14h – Como nasceu o jardim de flores: planejamento central ou ordem espontânea?
PAINELISTAS: Alain Bertaud, Adriano Paranaíba e Titus Gebel
15h30 – Você deveria dizer tudo o que acha? Liberdade de expressão e o politicamente correto
PAINELISTAS: João Nogueira (o Rasta), Madeleine Lacsko e Magno Karl
17h – “Será que fui eu que mudei?”: inovação e nova economia
PAINELISTAS: José Galló, José Renato Hopf e Cassio Bobsin
18h30 – Os dois lados da moeda: um lado fará você crescer, o outro fará você diminuir
PAINELISTAS: Fernando Ulrich, Helio Beltrão e Iván Carrino
20h – Keynote: O País da Liberdade: um mundo de abundância, com Marian Tupy
21h – Encerramento do Fórum da Liberdade 2023
ARENA DA LIBERDADE
SEXTA-FEIRA, 14/4
10h30 – Liberdade religiosa, com Robert Sirico (Acton Institute) e Roberto Rachewsky (escritor)
Mediador: Tiago Rafael Vieira (presidente IBDR)
14h15 – Movimento estudantil e ativismo político, com João Ferreira (fundador UJL), Nycollas Liberato (SFL Brasil) e Lucas Vieira (Mesa Diretora da UJL)
Mediador: Luan Sperandio (analista político)
15h30 – Liberdade para trabalhar: 40% mais empregos e 89% mais empresas, com Marcelo Faria (CEO ILISP), Juliana Rios (Minas Livre para Crescer) e Lauren de Vargas Momback (presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS)
Mediadora: Julia Tavares (secretária de Desenvolvimento e Turismo de Porto Alegre)
17h30 – O feminismo pode ser liberal?, com Antonella Marty (Atlas Network)
Mediadora: Victoria Jardim (presidente do IEE)
18h30 – Keynote: O Liberalismo e a Sociedade Livre, com Brad Lips (diretor executivo Atlas Network)
Mediador: Marcelo Faria (CEO ILISP)
19h30 – Keynote: Podemos nos chamar liberais?, com Alejandro Chafuen (economista argentino)
Mediador: Rodrigo Marinho (autor e diretor executivo do Instituto Livre Mercado)
ESPAÇO TALKS
QUINTA-FEIRA, 13/4
17h30 – Responsive Cities
PAINELISTAS: Luciana Fonseca, Rodrigo Rocha, Anthony Ling e Flávia Tissot
19h10 – Lançamento de livro: Roberto Rachewsky
20h – Como funciona a máquina estatal
PAINELISTAS: Diogo Costa e Felipe Camozzato
20h50 – Lançamento de livro: André Burger
SEXTA-FEIRA, 14/4
09h15 – Polarização brasileira; faculdades, redes sociais
PAINELISTAS: João Ferreira, Raduán Melo e Felippe Hermes
10h30 – Free Private Cities
PAINELISTA: Titus Gebel
14h – Cultura
PAINELISTAS: Rasta (João Nogueira) e Leandro Narloch
15h – Lançamento de livro: Rodrigo Saraiva Marinho
15h45 – Criptos, moeda e inflação
PAINELISTA: Fernando Ulrich
17h20 – Lançamento de livro: Madeleine Lacsko
18h45 – Governo Lula e o intervencionismo econômico
PAINELISTAS: Luan Sperandio e Adriano Paranaíba
20h10 – As reformas de que o Brasil precisa
PAINELISTA: Helio Beltrão
SESSÕES DE AUTÓGRAFOS
SEXTA-FEIRA, 14/4
14h – “A economia das parábolas” (LVM), de Robert Sirico
15h30 – “O grego, o frade e a heroína: a revolução pacífica e civilizatória” (LVM), de Roberto Rachewsky
16h30 – “Ordem sem design: como os mercados moldam as cidades” (Bookman), de Alain Bertaud
17h45 – “Cancelando o cancelamento: como o identitarismo da militância tabajara ameaça a democracia” (LVM), de Madeleine Lacsko
19h – “A História do Brasil pelas suas constituições” (LVM), de Rodrigo Saraiva Marinho
20h – “O liberalismo e a sociedade livre” (ILISP), de Brad Lips
* Programação sujeita a alterações
Serviço
O quê: Fórum da Liberdade
Quando: 13 e 14 de abril
Onde: Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre
Ingressos: https://fl23.com.br/
Ingressos
Parcelamento em até três vezes, no site https://fl23.com.br/, e nas seguintes modalidades:
Passaportes
Ingressos para o evento principal e opção de combo dos eventos sociais do Fórum da Liberdade:
FL – acesso aos dois dias de evento principal no Centro de Eventos da PUCRS em todos os seus ambientes: auditório principal, saguão + Teatro do prédio 40
FL VIP – benefícios da categoria acima + acesso garantido às primeiras fileiras do auditório principal + acesso à Sala VIP com palestrantes ESGOTADOS
Combo Alice – combinado dos dois eventos sociais (almoço de abertura + festa de encerramento descritos abaixo) com desconto pela aquisição do combo
Eventos Sociais
Ingressos separados para os eventos sociais do Fórum da Liberdade:
Almoço – o evento mais exclusivo e que abre o Fórum da Liberdade, com refeição + palestra exclusiva direcionada a um seleto público na Catedral Metropolitana de Porto Alegre
Festa – celebração de encerramento do Fórum da Liberdade 2023, com bebida inclusa e com a presença de distintas personalidades em um momento informal de descontração em plena Catedral.
Sobre o IEE – Instituto de Estudos Empresariais
O Instituto de Estudos Empresariais (IEE) é uma associação civil sem fins lucrativos ou compromissos político-partidários, fundada em Porto Alegre em 1984. O Instituto tem como objetivo incentivar e preparar novas lideranças, com base nos conceitos de economia de mercado e livre iniciativa. Uma das principais atribuições do IEE é a formação de lideranças com capacidade empreendedora. Nesse sentido, estimula o debate e a troca de experiências entre os seus associados, para que desempenhem suas funções na sociedade de forma ética e planejada, com persistência e motivação para conquista do sucesso em suas áreas de atuação.
Site Oficial:
https://www.forumdaliberdade.com.br/