Prefeito conhece projeto do Laboratório de Saúde Coletiva da UFRGS * Canoas

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, recebeu nesta quarta-feira (29) uma comitiva do Laboratório de Saúde Coletiva (Laisc) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O objetivo do encontro foi aproximar a entidade, que realiza um trabalho de formação profissional de especialistas na área, com o objetivo de atuação em Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde, buscando auxiliar os municípios nestas áreas. A reunião contou com a presença da vice-prefeita, Gisele Uequed, e da secretária de Saúde, Rosa Groenwald.

Entre as possibilidades de trabalho apresentadas, estão o diagnóstico de situação, educação continuada, planejamento, monitoramento, consultoria para demandas cotidianas e gestão clínica. “O apoio à Prefeitura pode se dar de três formas. Via Sala de Situação, como um monitoramento de informações estratégicas, apoio à distância e presencial”, explicou o professor Alcides Silva de Miranda, coordenador do curso.

Contrapartida

Para que a parceria possa ser efetivada, o Poder Executivo terá como contrapartida que contratar três profissionais Sanitaristas graduados pela Ufrgs. Esses serão os responsáveis pelos residentes e estagiários que trabalharem dentro do projeto. “A efetivação de uma parceria com a prefeitura poderá ser feita mediante convênio ou consórcio”, acrescentou.

O prefeito Luiz Carlos Busato garantiu que vai estudar a proposta para aplicação no município. “Trata-se de um tema que pode ser discutido também dentro da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana). Depois que tomar posse, quero escolher um prefeito que cuide dos temas da Saúde”, explicou.

Ainda na manhã desta quarta-feira, a secretária Rosa Groenwald recebeu representantes da Escola de Saúde Pública. “O encontro teve como objetivo iniciar uma conversa para que a entidade nos auxilie a buscar a excelência dos nossos profissionais no atendimento à população”, disse a titular da Saúde em Canoas.

Você pode gostar...