Prefeitura define orçamento para 2018 * Canoas

Depois de aprovado o Plano Plurianual na Câmara de Vereadores, chegou o momento de a Prefeitura de Canoas apresentar o planejamento orçamentário para 2018, norteado pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O plano, que deve ser apresentado ao Legislativo nesta sexta-feira (25), foi finalizado no Executivo nesta segunda (21), com a presença de todo o secretariado, do presidente da Câmara, Juares Hoy, e do líder do governo na casa parlamentar, vereador Cézar Mossini.

“Estamos fechando oito meses de governo e já conseguimos avançar bastante em questões pontuais, como redução da criminalidade, término da fila de espera de 153 mil atendimentos na Saúde e obras substanciais para combater alagamentos, mas temos que fazer muito mais daqui para a frente”, cobrou o prefeito, Luiz Carlos Busato.

Levando em conta o cenário econômico nacional, que também reflete nas decisões municipais, o chefe do Executivo destacou a importância de diminuir gastos – especialmente com aluguéis de imóveis para setores públicos – e de investir em programas que gerem mais receita ao município. “Ao priorizarmos a ampliação de recursos já no início da gestão, temos mais condições de aplicar em benefícios diretos à população, que é o nosso papel”, afirmou Busato.

Dentro do orçamento anual previsto para 2018, a maior receita é destinada à Saúde, com R$ 438,7 milhões. Uma das prioridades da gestão nesta área, além de qualificar os atendimentos e manter os serviços em dia, é a criação da Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico (UPA Pediátrica). Já o segundo maior orçamento para o ano seguinte será voltado à Educação, que contará com R$ 304,8 milhões.

Entre os investimentos em novos projetos estão a construção de um Centro Administrativo, que centralizará os setores da gestão municipal em um só local e reduzirá despesas na cidade. Também está prevista a criação de um crematório e de uma Usina de Transformação de Resíduos Sólidos, a reforma do Centro de Bem-Estar Animal, a revitalização de escolas e as melhorias na estrutura da Praia do Paquetá como ponto turístico.

Você pode gostar...