Previsão de pautas: terça-feira, 1º de agosto

EMPREGO – Estão disponíveis, até que sejam preenchidas, 115 vagas de emprego no Sine Municipal. Dessas, 81 são para pessoas com deficiência (PCDs). A maior oferta é para auxiliar de estoque, com 50 postos. Interessados devem comparecer das 8h às 17h na unidade do Sine Municipal, na avenida Sepúlveda, s/nº, esquina Mauá, Centro Histórico, portando os seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de trabalho e comprovante de endereço. Veja aqui as vagas.

ALEITAMENTO MATERNO – O sucesso do aleitamento materno não é de responsabilidade apenas da mãe, sendo necessária uma rede de apoio à mulher que amamenta. Com esse enfoque, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove e integra uma série de atividades pelo Dia Municipal da Amamentação, 1º de agosto, no sentido de destacar a importância do ato para o bem-estar do bebê e da mãe. A data também marca o início da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2017.  Até 11 de agosto, a esquete teatral “Falar de mãe é falar de amor” será levada a 80 serviços da rede municipal de saúde. A apresentação mostra as dúvidas e receios de uma jovem grávida quanto a amamentar o filho: se o bico do seio vai rachar, se o seio pode ter algum prejuízo estético ou o que fazer caso a criança engasgue.  O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) integra-se à programação do Agosto Dourado, mês que já é símbolo da luta pelo incentivo à amamentação, confirmando o seu padrão ouro de qualidade na saúde e nutrição dos bebês.

INTER X GOIÁS – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou esquema de trânsito e transporte para a disputa entre Inter e Goiás, nesta terça-feira, 1º de agosto, a partir das 21h30, no Beira-Rio, válido pelo Campeonato Brasileiro. A partir das 19h30, dez ônibus Especial Futebol sairão do Largo Glênio Peres (ao lado do Mercado Público) até o estádio. Além da linha especial, mais de 20 linhas regulares atendem a região pelo corredor da av. Padre Cacique. Os serviços de lotação, com seis linhas, e de táxi também serão reforçados. Após o jogo, a EPTC irá avaliar a necessidade ou não de sentido único, bairro/Centro, da avenida Edvaldo Pereira Paiva de acordo com o público

FESTIVAL DE INVERNO – Programação especial da Cinemateca Capitólio Petrobras para o 9º Festival de Inverno de Porto Alegre, a mostra Jorge Luis Borges no Cinema: Versões e Perversões,  em cartaz desde o dia 25, apresenta uma série de filmes que estabelecem diálogo com a obra do escritor argentino. Nesta terça-feira, 1º de agosto, o destaque é Performance (Inglaterra, 1970, 100 minutos), de Nicolas Roeg e Donald Cammell, com Mick Jagger no elenco. O cantor faz o papel de Turner, um antigo astro do rock vivendo recluso em sua mansão na companhia de duas mulheres, Pherber (Anita Pallenberg) e Lucy (Michèle Breton), e muitas drogas. Turner dá abrigo a um violento e psicótico gangster, Chas (James Fox), que está precisando se esconder. Às 20h, com entrada franca e exibição digital. Programação: 15h – O Futuro Perfeito; 16h10 – Na Vertical; 18h – Invasão (entrada franca); 20h – Performance (entrada franca).

TAPA-BURACOS – Com a intenção de garantir transparência e permitir que a comunidade fiscalize a atuação das equipes da prefeitura, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) divulga o cronograma desta semana das operações de conservação de vias da Capital. Serão realizados trabalhos de conservação asfáltica e terraplenagemem 118 vias. Veja aqui o cronograma das ações.

PRAÇAS – A fim de ampliar o acesso e permitir que a população ajude a fiscalizar as ações da prefeitura, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) passa a antecipar a divulgação da programação de serviços em praças para sextas-feiras. Desta forma, comunidades e imprensa poderão saber com antecedência os locais que receberão limpeza, manutenções de iluminação pública e de mobiliário, e podas de árvores. De 31 de julho a cinco de agosto, está previsto o atendimento de 49 praças contemplando bairros como IAPI, Boa Vista, Passo D’Areia, Cristo Redentor, Jardim Lindóia, Passo das Pedras, São Sebastião e Parque dos Maias. A programação pode sofrer alterações devido às condições climáticas. Saiba mais.

BOTA-FORA – O projeto Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e realizado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), segue, nesta semana, de 31 de julho a 4 de agosto. Ao todo, nove locais serão atendidos pelas esquipes, a partir das 8h. Nesta terça-feira, a ação será realizada nos bairros Aparício (bairro Partenon), Fátima Pinto (bairro Bom Jesus), Amazonas e Morada do Sol (bairro Sarandi). Indica-se aos moradores que os resíduos a serem descartados sejam colocados em frente às residências, ou então que os depositem em locais que tenham acesso para os caminhões que serão disponibilizados, no caso de não ser possível em suas ruas. O serviço tem o objetivo de auxiliar as comunidades a darem uma destinação correta aos resíduos que não são recolhidos pelas coletas seletiva e domiciliar, tais como: eletrodomésticos, móveis e materiais de grande volume.

VIGILÂNCIA – A partir de 1º de agosto, o atendimento da Equipe de Apoio Administrativo da Vigilância em Saúde municipal (EAA/CGVS/SMS), para solicitação de receituários, será das 9h às 15h. O serviço se mantém no mesmo local, na sede da CGVS, à Avenida Padre Cacique, 372/2º andar. A CGVS é o órgão responsável pelo controle e emissão de receituários específicos (amarelos e/ou numeração para azuis, Retinoides e Talidomidas), de acordo com a Portaria 344/98 do Ministério da Saúde, que regulamenta o tema.

CABIDE SOLIDÁRIO – Até o dia 31 de agosto, 100 peças de roupas e calçados estarão disponíveis no Sine Porto Alegre (av. Sepúlveda, s/nº, esquina com av. Mauá) às pessoas que necessitarem para entrevistas de emprego. O projeto intitulado Cabide Solidário foi testado, com sucesso, durante o Dia D do Sine Municipal. A ação integra a Campanha do Agasalho de Porto Alegre, articulando duas políticas públicas: trabalho e assistência.

PAÇO DOS AÇORIANOS – Duas novas mostras estão em cartaz no porão do Paço dos Açorianos: Sobre Aterro (de Tula Anagnostopoulos e Viviane Gueller e suas visões sobre o Guaíba e antiga Doca do Carvão (visitação até 11 de agosto) e Imagens Incontornáveis, com fotos do acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli, desde 1997 até 2011 (visitação até 8 de setembro). A lembrança ao carvão não é aleatória. Antes de abrigar o Paço dos Açorianos, na região limítrofe com o Mercado Público havia antiga Doca do Carvão, em espaço hoje aterrado. E por ali transitava o carvão mineral vindo das minas do interior do Estado para a geração de energia na Capital (tema da intervenção de Tula). Visitação de segunda a sexta-feira.

ATELIER LIVRE – Está aberto o período de inscrições para seis novos cursos extras no Atelier Livre Xico Stockinger, no Centro Municipal de Cultura, Av. Erico Verissimo, 307. As atividades, de curta duração, contemplam as áreas de pesquisa e prática artística, confecção de moldes para restauro e reproduções, fotografia, pintura de natureza, história da arte e arte contemporânea. As inscrições seguem até 4 de agosto. As aulas começam a partir do dia 7 de agosto. Informações: alivre@smc.prefpoa.com.br e (51) 3289 8057/ 3289 8058.

MOBILIDADE – Com o início das obras da Sulgás em diversas vias da área central da cidade, deverão ocorrer interrupções no trânsito e em calçadas. Ao todo, serão 35 trechos afetados, em ruas como José Montaury, Riachuelo, Andradas, Vigário José Inácio, Júlio de Castilhos, Siqueira Campos, Andrade Neves e Caldas Júnior. Os bloqueios são momentâneos e efetuados em pequenos trechos, com sinalização reforçada e monitoramento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria de Serviços Urbanos (Surb) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os trabalhos acontecem das 9h às 16h e tem previsão de conclusão até o final de outubro.

ALBERGUES – A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) deu início à Operação Inverno, ação anual realizada pra ampliar o número de vagas de albergagem em Porto Alegre. A Operação amplia as vagas de junho a setembro com o objetivo de minimizar os efeitos nocivos do frio, principalmente à noite, quando os riscos à saúde da população em situação de rua aumentam, causadas pelas baixas temperaturas. Neste ano, a Operação acrescentou 90 vagas ao sistema de albergagem. Com as 355 disponibilizadas durante o ano, totalizam-se 445 para o período. Saiba mais.

VACINAÇÃO – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai manter a vacinação nas unidades de saúde que possuem sala de vacinas até o final dos estoques. Atualmente, existem 124 salas com vacinas à disposição da população. Estão reservadas as doses necessárias para gestantes e para as crianças cujo esquema vacinal preveja aplicação de mais uma dose da vacina. Saiba mais.

CAMPANHA DO AGASALHO – No aplicativo #EuFaçoPOA/Campanha do Agasalho, disponível para Android, e na página: www2.portoalegre.rs.gov.br/campanhadoagasalho, há todas as informações necessárias sobre os locais de doações e cadastro de novos parceiros para pontos de coleta. Também será possível acompanhar o número de peças doadas. Veja aqui a relação completa dos pontos de coleta. A Campanha do Agasalho prossegue até o dia 31 de agosto.

BANCO DE LEITE – Mães que estiverem amamentando, com excesso diário de leite (no mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras, beneficiando os bebês prematuros nascidos no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). Basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Serão confirmados os critérios de doação – como exames de saúde e informações do pré-natal – e repassadas orientações iniciais para esgotar as mamas manualmente e armazenar o leite com segurança, até que a doadora possa se dirigir ao Banco de Leite para a primeira doação. Administrada pela Secretaria Municipal de Saúde, a instituição atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é referência para todo o Estado em pré-natais de alto risco.

PINACOTECA – O ano de 2017 marca os 100 anos de nascimento de quatro artistas que se destacam na história gaúcha no século XX. São elas: Alice Soares, Alice Brueggemann, Cristina Balbão e Leda Flores. Esta marca é tão importante para a consolidação de um circuito das artes no Rio Grande do Sul, que as mais prestigiadas instituições voltadas à pesquisa e difusão se uniram para realizar uma exposição comemorativa. A mostra, na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico), tem visitação até o dia 1º de setembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – Parceiro da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) na oferta de cursos gratuitos aos estudantes de Porto Alegre, a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (FGBS) está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos. Os interessados devem passar por uma seleção prévia nos dias marcados, mas a inscrição deve ser feita antes da seleção. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na sede da FGBS, na rua Francisco Silveira Bittencourt, 1928, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Informações pelos telefones 3026-8020 e 3026-8021. Saiba mais

MORRO DO OSSO – O Parque Natural Morro do Osso (rua Irmã Jacomina Veronese, 170) recebe inscrições para visita orientada que ocorrerá nas quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e durante a tarde, das 14h às 17h e sábado, das 9h às 12h. Com trilha interpretativa no interior do parque e palestra contextualizando a importância de uma Unidade de Conservação, a atividade está aberta para a população com grupos de no mínimo 10 pessoas e para escolas, com grupos de até 30 alunos. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3289-5071 ou pelo e-mail morrodoosso@smam.prefpoa.com.br. As vagas são limitadas.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO – A EPTC recebe inscrições, gratuitas, para o 10º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito, promovido por sua Coordenação de Educação para a Mobilidade. O prêmio objetiva estimular crianças, jovens, idosos, além de educadores das instituições de ensino, público em geral, profissionais da comunicação e de empresas de Porto Alegre a adotarem comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro e  civilizado. A entrega dos trabalhos, acompanhados das fichas de inscrição, poderá ser realizada na sede da EPTC, na avenida Erico Verissimo, nº 100, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, até o dia 18 de agosto.

CINEMATECA – Os visitantes da Cinemateca Capitólio, localizada na rua Demétrio Ribeiro, 1.085, contam com uma exposição permanente de fotografias, que documentam os diferentes momentos da sala de cinema. São cerca de 40 imagens, que incluem registros desde 1927, documentando as obras de construção do prédio, até as diferentes fases. A visitação é de terças-feiras a sextas-feiras, das 9h às 20h, e sábados e domingos, das 14h às 20h. Grupos interessados em visitar a exposição e também fazer um tour pelo prédio podem agendar pelo telefone 3289-7463.

PREVISÃO DO TEMPO – 
Sol e nuvens com aumento de nebulosidade, o que deve trazer uma menor elevação da temperatura durante o dia. Mínimas de 16ºC a 18ºC e máximas de 24ºC a 27ºC.

Você pode gostar...