PUCRS anuncia importante movimento de transformação

A partir de 2018, a PUCRS implementará mudanças que vão desde o ensino até a estrutura do Campus. O movimento PUCRS 360º – Universidade em Transformação reposiciona o ensino, envolvendo desde um novo modelo acadêmico até as metodologias de aprendizagem, e revitaliza espaços de convivência e estudo em ambientes arrojados e diferenciados. Nesta terça-feira, 24 de outubro, as informações sobre o projeto estarão disponíveis no site www.pucrs.br/360.

As mudanças englobam quatro eixos principais. Um deles é a Trajetória Acadêmica Aberta, que permite que o estudante tenha autonomia para escolher seu percurso universitário (essa implantação será gradativa) levando em conta suas habilidades e interesses. Os currículos são organizados em estruturas formativas que, combinadas, resultam em diplomas e certificados, permitindo uma formação dinâmica, inovadora e continuada. Outro eixo é a Educação Integral, no qual a formação empreendedora durante a graduação é uma das novidades, junto à ampliação da formação humanística, que prepara o estudante para um mundo de rápidas transformações e de reconfiguração das noções de trabalho, emprego e carreira.

Já o Aprender Diferente é relacionado ao ensino orientado pela pesquisa, em que o estudante é agente da sua aprendizagem e é estimulado a desenvolver soluções para desafios reais que geram impacto social. Por fim, o Campus Repensado, que tem como princípio todo espaço ser um ambiente de aprendizagem. Novos ambientes e serviços, salas de aula, laboratórios e espaços de convivência (entre eles, a Rua da Cultura, com atividades abertas ao público) serão progressivamente transformados seguindo os princípios da flexibilidade para o uso e configuração de mobiliários, conectividade e atmosfera de convivência e de engajamento.

Inspirado em renomadas instituições internacionais, o movimento PUCRS 360º; é uma proposta inovadora de ensino superior, alinhado ao que as reflexões e os desafios contemporâneos na educação e no mercado de trabalho têm apontado. “Está vinculado ao nosso posicionamento estratégico e à nossa identidade. Além disso, reflete a nossa busca incessante de uma nova educação para uma nova sociedade”, destaca o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira.

Novas Escolas

O movimento também engloba a implementação completa do novo modelo acadêmico e de governança da PUCRS, que reúne os cursos de graduação e pós-graduação em oito Escolas, conectando as áreas do conhecimento. Todas as Escolas estarão implementadas até o final de 2017. As mudanças geram mais interdisciplinaridade, oportunidades de formação, autonomia para o estudante trilhar seu caminho formativo e mais eficiência na gestão. Os mais de 70 cursos estarão divididos nas Escolas de Medicina; Direito; Humanidades; Negócios; Comunicação, Artes e Design; Politécnica; Ciências; e Ciências da Saúde.

Vestibular PUCRS 360º

As oportunidades para ingressar na PUCRS e usufruir das novidades são por meio do Vestibular de Verão, com inscrições abertas no período de 1º a 26 de novembro, e das transferências, que ocorrem em período contínuo. As provas do vestibular ocorrem em 2 e 3 de dezembro. Estarão disponíveis 80% das vagas via Vestibular e 20% por Enem. Com exceção dos cursos de Medicina e Odontologia, cujas vagas correspondem a 95% do ingresso via Vestibular e 5% pelo Enem. A prova desta edição do vestibular seguirá o modelo inaugurado no Vestibular de Inverno, num formato interdisciplinar, que correlaciona as áreas do conhecimento. Mais informações no site vestibular.pucrs.br.

Você pode gostar...