RS: PROGRAMA DO SEBRAE BUSCA QUALIFICAR CADEIA PRODUTIVA DO CALÇADO E ARTEFATOS
Iniciativa busca qualificar cadeia produtiva do calçado e artefatos do Vale do Sinos e Paranhana. Com representantes de 13 municípios e atores do setor, Programa LIDER atua com cronograma de oito encontros temáticos e itinerantes que serão realizados ao longo da temporada.
Metodologia aplicada pelo Sebrae em âmbito nacional com o objetivo de qualificar ainda mais o ambiente dos pequenos negócios, o Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional está ganhando sotaque gaúcho este ano em uma ação inovadora desenvolvida no Estado. De forma pioneira, a iniciativa está sendo aplicada pela primeira vez no País com um foco exclusivo voltado para um setor específico: a cadeia produtiva do setor de calçados e artefatos do RS.
O programa é articulado pelo Sebrae RS e está em sua fase inicial de aplicação, em um cronograma de oito encontros temáticos e itinerantes ao longo deste ano. A iniciativa já realizou dois encontros, nos meses de abril e maio, nas cidades de Novo Hamburgo e Campo Bom, respectivamente.
Além de Novo Hamburgo, participam da iniciativa representantes dos municípios de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Igrejinha, Ivoti, Nova Hartz, Parobé, Rolante, Sapiranga, Taquara e Três Coroas. Também integram os grupos de trabalho representantes das entidades do setor, instituições de ensino, empresários e líderes com visão de coletividade e outras instituições que são promotoras do desenvolvimento, como as cooperativas de crédito.
Segundo a Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Carolina Strack Rostirolla, o programa LIDER está baseado em cinco grandes etapas: atores do desenvolvimento, governança colaborativa, formulação estratégica, agenda do desenvolvimento e implementação da estratégia. “O objetivo final é integrar as pessoas e qualificar ainda mais a ambiência para a compreensão e a proposição de soluções que atendam às necessidades de todos os atores envolvidos.”, explica.