Sapiranga: Cidade realiza oficinas de educação financeira para professores municipais – SEBRAE

O projeto Plantar e Cuidar, desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental 28 de Fevereiro, em Sapiranga, tem mobilizado os alunos em torno de uma atividade que, além de educar, está rendendo frutos para a comunidade escolar. A coordenadora pedagógica Mábia Müller explica que a ideia é resultado das oficinas de Educação Financeira realizadas no município pelo Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, dentro do eixo Educação Empreendedora. Entre abril e maio, 122 professores da rede municipal de ensino participaram das capacitações.  

Na escola 28 de fevereiro, duas professoras tomam a frente da iniciativa com grupos de alunos que, a partir de insumos de temperos diversos, processos e comercializam sal temperado e chás medicinais, vindos direto da horta escolar. O lucro das vendas é investido em melhorias para a escola. “Com os cursos oferecidos pelo Sebrae RS podemos alinhar e desenvolver com mais propriedade nosso projeto, principalmente no que aprendemos nas oficinas e no curso Professor Empreendedor”, destaca Mábia.

A oficina de educação financeira visa estimular os professores a conduzir grupos de discussão com seus alunos sobre conceitos introdutórios de educação financeira, gestão de finanças pessoais e consumo consciente. A iniciativa abrangeu também os educadores das escolas EMEF Erico Verissimo e CME Ayrton Senna.

A supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Sapiranga, Angela Cristiane Schutz, afirma que a Educação Empreendedora já é uma realidade em Sapiranga. “Professor Empreendedor, Educação Financeira, entre outras formações, incentivam todos os envolvidos na Educação a acreditar nos seus sonhos, planejar e fazer das ideias uma realidade”, enfatiza.

Sobre o eixo Educação Empreendedora 

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, assumidos às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Sobre a Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, atendendo o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora. sebraers.com.br/

Você pode gostar...