Um serviço para todos: agência modelo da Receita Federal é inaugurada * Canoas

Após 18 meses de construção, a nova sede da Receita Federal em Canoas abriu as portas para receber a população. Instalada em uma área pública cedida pela Prefeitura, a estrutura tem capacidade para realizar até 3,2 mil atendimentos mensais e é a primeira agência modelo do Rio Grande do Sul. “Essa parceria tem um objetivo muito claro: atender melhor à população por meio de um prédio amplo, bem estruturado, com arquitetura inteligente e conceitos modernos de prestação de serviços”, afirma o secretário das Relações Institucionais do município, Airton Souza.

Ambientes inclusivos

Basta chegar em frente ao local para perceber que o atendimento da nova agência é para todos. Pela fachada envidraçada já é possível identificar muitas das adaptações físicas para garantir acessibilidade, como rampas de acesso, piso tátil para deficientes visuais, estacionamento para pessoas com deficiência e elevador com dimensões adequadas para cadeirantes. “Essa unidade muda 100% a forma de atendimento no setor porque é planejada para ser mais eficiente, preservando o sujeito fiscal e derrubando diversas barreiras na hora de atender”, revela o agente da Receita Federal de Canoas, Roberto Kappel Castilho.

Com desenho universal ergonômico, os dois andares da agência também se destacam pela sustentabilidade, como armazenamento da água da chuva para manutenção dos jardins, paredes preparadas para evitar variações de temperatura e espaços que utilizam, na parte do dia, apenas luz natural – dada à luminosidade gerada pelos vidros. “As mudanças aplicadas aqui, especialmente relacionadas à qualificação do atendimento, já estão servindo de exemplo para outros órgãos, como a Central de Atendimento ao Cidadão de Porto Alegre, que está remodelando o serviço baseado no nosso”, explica Castilho.

Além de uma estrutura física inclusiva e responsável com o meio ambiente, a organização da nova agência propõe qualidade de vida em aspectos do cotidiano dos colaboradores. Como exemplo estão os servidores da Receita Federal que irão executar suas atividades à distância para ficarem mais próximos de suas residências – uma tendência que cada vez mais dita o dia a dia de grandes organizações no mundo todo.

Horários de atendimento

A agência da Receita Federal de Canoas agora funciona no centro da cidade, na Rua São Luis, número 384, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Para determinados atendimentos é necessários fazer agendamento prévio pelo telefone (51) 3594.0700 ou pelo endereço eletrônico. Antes de o cidadão se dirigir à unidade, é possível verificar se o serviço desejado é realizado via internet, como pesquisa de situação fiscal, certidão negativa de débitos, impressão do cartão CPF, declaração de IRPF retida em malha e emissão de DARF/GPS/DAS.

Você pode gostar...